5ª-feira da 27ª Semana do Tempo Comum « Paróquia de São Judas Tadeu

PRIMEIRA LEITURA
(GL 3,1-5)

9ºdia da Novena de N. Sra. Aparecida

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão!

5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

SALMO
(LC 1,69-75)

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

— E o juramento a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

EVANGELHO
(LC 11,5-13)

Image result for LC 11,5-13Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentário

Celebramos com alegria o venerável pastor da Igreja, o “papa bom”: São João XXIII. Homem nascido de uma família camponesa e batizado no mesmo dia de seu nascimento, 25 de novembro de 1881, foi sacerdote, bispo e eleito papa em 1958. Pediu que se abrissem portas e janelas da Igreja, para que nela entrassem o sopro novo do Espírito. Convocou o Concílio Vaticano II, mas morreu antes de seu término. O homem humilde e santo foi verdadeiro instrumento de Deus, como vigário de Cristo. Bendizemos a Deus por tê-lo chamado à santidade.

Oração

Deus todo-poderoso e eterno que em São João, Papa, fizestes resplandecer no mundo inteiro a imagem viva de Cristo, bom Pastor, concedei-nos, pela sua intercessão, infundir com alegria a plenitude da caridade cristã. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.