A fracassada restauração da imagem de São Jorge que movimenta as redes sociais « Paróquia de São Judas Tadeu
Artigos, Atualidade, Notícias › 30/06/2018

A fracassada restauração da imagem de São Jorge que movimenta as redes sociais

São Jorge de Estella, Navarra – escultura policromada do séc. XVI

Uma escultura de São Jorge que está na igreja de São Miguel de Estella (Espanha), foi “restaurada” de uma forma que “surpreendeu” muitas pessoas, que a classificaram como o novo ‘Ecce Homo’, restauração que deu errado, realizada por uma senhora da cidade de Borja, na Espanha.

Esta escultura representa São Jorge em um cavalo, lutando com um dragão, e data do século XVI.
A notícia chegou às autoridades do Serviço de Patrimônio Histórico de Navarra através de um vizinho de Estella, que no último dia 23 de maio enviou uma fotografia da “restauração”.

A restauração foi feita por uma professora de Karmacolor, uma loja-oficina de artesanato, sem o conhecimento do câmara municipal da localidade.

“Quando a imagem chegou e fomos verificar o que estava sendo feito, a intervenção praticamente havia terminado. Faltava apenas passar o verniz”, explicou à ABC Carlos Martinez Álava, diretor do Serviço de Patrimônio Histórico de Navarra.

Por isso, destaca que “a tarefa mais urgente agora é identificar o dano e começar um processo de ‘desrestauração’”.

Segundo o historiador e bibliotecário de Navarra, Mikel Zuza, esta representação de São Jorge era especial, pois “era a única imagem medieval conservada em Navarra que mostrava com perfeição cada peça da armadura completa que os cavaleiros usavam no final do século XVI”.

Entretanto, não sobrou rastro das peças da armadura, nem da policromia e elementos como o alto relevo em ouro, que na imagem original eram importantes.

Martínez Álava destaca que eliminar a restauração realizada pela Karmacolor será “um projeto complexo”. “Voltar ao momento inicial certamente não, mas suponho que ficarão restos suficientes para que a restauração tenha um aspecto diferente e possamos ter mais informação sobre a peça e o seu conteúdo histórico”, afirmou o diretor do Serviço de Patrimônio de Navarra.

Você lembra o Ecce Homo de Borja?
Agora inspira uma ópera cômica
(clique aqui para ler a matéria)

A restauração que falhou do Ecce Homo / Foto: Flickr do Observatório de Restauração (CC BY NC ND 2.0)

Por ACI Digital

Print This Post

HORÁRIO DE MISSAS
Horário_Missas_03

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO OU GRAVAÇÃO Cadastre-se na nossa Newsletter
CALENDÁRIO PAROQUIAL
VEJA +
  • Nada agendado para hoje
AEC v1.0.4
A PARÓQUIA

Conheça a nossa história, as pessoas que estão conosco, o nosso testemunho de fé e as atividades do dia a dia. COMO CHEGAR, FALE CONOSCO, SECRETARIA PAROQUIAL

ENQUETE
Você acessa este site para ..?
Ver o resultado