O PÁROCO

O PADRE ATUAL

Pe. Carmine Pascale – Pároco

Atua hoje na paróquia, como administrador e diretor espiritual da comunidade, o padre Carmine Pascale, que é também Vigário Geral Arquidiocesano, Coordenador Arquidiocesano das Leigas Consagradas e Orientador Arquidiocesano dos Grupos de Canto Coral, e foi confirmado como pároco da comunidade em abril de 2004.

Pe. Carmine possui uma formação diversificada, tanto no terreno espiritual quanto no humano. Teve uma primeira experiência de vida comunitária no seminário franciscano, onde terminou o seu ensino médio, e voltou depois, algum tempo, para o seio de sua família, a fim de discernir melhor a sua vocação. Enquanto decidia o seu caminho, formou- se em Direito e chegou a atuar na procuradoria do Estado e em um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Mas foi depois de assumir em 1994 a assessoria jurídica da Arquidiocese de Niterói que se definiu, graças à influência direta de D. Carlos Alberto E. G. Navarro, então Arcebispo Metropolitano. Entrou para o seminário arquidiocesano em 1998, já cursando a teologia – uma vez que já tinha o curso de filosofia concluído – e estabeleceu definitivamente o seu caminho. Formou-se em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e se especializou posteriormente em Direito Canônico.

Pe. Carmine trabalhou na comunidade de São Judas Tadeu, em um primeiro momento, como vigário, conforme determinação de D. Carlos Alberto, a partir de março de 2001, tendo recebido o Sacramento da Ordem apenas seis meses antes, aos 29 de agosto de 2000, passando a administrador paroquial em abril do ano seguinte. Permaneceu como administrador durante os anos de 2002 e 2003, para então acolher definitivamente a comunidade no último ano, conforme desejo do atual Arcebispo, D. Frei Alano Maria Pena OP.

Pe_Carmine_28102015Durante todo o tempo padre Carmine é presente na comunidade, seu ministério tem tido a marca da preocupação pastoral. Além de procurar reorganizar administrativa e fisicamente a paróquia, o atual pároco vem buscando promover uma maior e melhor formação  de seus membros e, também, a integração da comunidade. Para tanto, desde o início, procurou não apenas promover um ambiente mais propício a oração – o que se comprova até mesmo no espaço físico, pelas mudanças estruturais que realizou, o ambiente da Capela, a sala de atendimento, a construção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a aquisição da imagem de São José, a construção do Centro Pastoral e Espaço Cultural São Judas Tadeu, com amplo teatro e várias salas para estudos e formação e mais recentemente a reforma da nave central e troca dos bancos. Mas, principalmente tem buscado privilegiar o crescimento espiritual de todos e cada um de seus dirigidos.

Evangelho: Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum

Santo: São Frediano