“A Virgem Maria no Ano litúrgico” « Paróquia de São Judas Tadeu

“A Virgem Maria no Ano litúrgico”

A Paulinas Livraria convida para o lançamento, em três paróquias na cidade de Niterói, do livro A Virgem Maria no Ano litúrgico, de Dom Bruno Carneiro Lira, OSB.

A virgem Maria no ano litúrgico publicado por Paulinas Editora, em 2018, é um itinerário litúrgico-mariano, que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria, nos aspectos histórico, bíblico, teológico, litúrgico e pastoral.

A obra destina-se a todos aqueles que amam a Mãe de Jesus e a têm como intercessora junto a seu Filho. Por meio da liturgia, o autor propõe uma reflexão sobre a figura de Maria, vista pela Teologia do Concílio Vaticano II, sobre sua presença na história da salvação e sobre suas celebrações, nos graus de solenidade, festa e memória, a partir do Tempo Litúrgico correspondente.

No primeiro bloco, Advento e Tempo de Natal, seguindo-se a Quaresma até o Tempo Comum, todos baseados nos aspectos histórico, bíblico, teológico, litúrgico e pastoral.

O segundo momento é destinado à Memória de Nossa Senhora aos Sábados, e trata também da diferença entre solenidade, festa e memória. No último bloco, demonstra o estudo bíblico do Ofício da Imaculada Conceição, tão cantado pelo nosso povo, sobretudo em preparação às suas principais celebrações.

No dia 29 de junho, às 20h, a Paróquia São Judas Tadeu, Av. Almirante Ary Parreiras, s/n, Icaraí, Niterói,  recebe o autor.

Na manhã do dia 30 de junho, às 10h o evento será na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Rua Santa Rosa, 216. E às 15h, as Paulinas e o Autor estarão presentes na Jornada Arquidiocesana de Liturgia, na Paróquia São Francisco Xavier, Avenida Quintino Bocaiuva, s/n, São Francisco.

Outras informações (21) 2622-1219 ou promoniteroi@paulinas.com.br.

Sobre o autor

Bruno Carneiro Lira, OSB, nasceu em Sobral (CE), é monge beneditino e presbítero da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Formou-se em Filosofia e Teologia, no Mosteiro de São Bento de Olinda, fez licenciatura plena em Letras na UFPE e é Mestre em Ciências da Linguagem, pela UNICAMP. Aluno especial do Doutorado em Educação. Possui curso de Língua Francesa pela Alliance Française de Paris. É professor de Filosofia, Liturgia, Sacramentos, Comunicação Empresarial, Métodos de Pesquisa, Processos Decisórios e Administração Interdisciplinar. Atualmente, é o Supervisor da Educação de Jovens e Adultos do SESC-Santo Amaro (PE), professor da FACCOR e IESO, em Recife. Ministra cursos e oficinas nas Livrarias da Editora.
Publicou pela Paulinas Editora as seguintes obras: Alfabetizar letrando: uma experiência na pastoral da criança; O professor sociointeracionista e a inclusão escolar; Linguagens e a palavra; Leitura e contextualização: O discurso multicultural; Tempo e canto litúrgicos; O ciclo do natal: celebrando a encarnação do senhor; O ciclo da páscoa: celebrando a redenção do Senhor, e organizou a obra Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam.

SECON | ArqNit
Por Íngrid Bianchini com informações da Edições Paulinas