BATISMO DO SENHOR « Paróquia de São Judas Tadeu
Evangelho do dia › 13/01/2019

BATISMO DO SENHOR

PRIMEIRA LEITURA 
(Is 42,1-4.6-7)

Leitura do Livro do profeta Isaías:

Assim fala o Senhor: 1”Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações.

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirares os cativos da prisão, livrares do cárcere os que vivem nas trevas”. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

SALMO 
(28)

—Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

— Filhos de Deus, tributai ao Senhor,/ tributai-lhe a glória e o poder!/ Dai-lhe a glória devida ao seu nome;/ adorai-o com santo ornamento!

— Eis a voz do Senhor sobre as águas,/ sua voz sobre as águas imensas!/ Eis a voz do Senhor com poder!/ Eis a voz do Senhor majestosa.

— Sua voz no trovão reboando!/ No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”/ É o Senhor que domina os dilúvios,/ o Senhor reinará para sempre!

SEGUNDA LEITURA 
(At 10,34-38)

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 34Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença.

36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos.

37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”. — Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

EVANGELHO 
(Lc 3,15-16.21-22)

Image result for Lc 3,15-16.21-22Naquele tempo, 15o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

Catequese Bíblico-Missionária

 

PERMANECER NELE E COM ELE!

O Batismo de Jesus é sua manifestação aos judeus. É o próprio Pai que abre os céus e lhe dá o Espírito. E dá o sentido desse dom do Espírito: o Amor do Pai: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O Batismo de Jesus é uma manifestação do sentido de sua missão: ser amor. Por isso, se manifesta o Espírito, que é o Amor. O Batismo dos cristãos tem essa característica: entrar nesse movimento do amor. Inicia-se uma transformação. Por isso, não é só um rito, uma água que jorra.

No Batismo se iniciou a missão de Jesus: “Vós sabeis o que aconteceu na Judeia, a começar pela Galileia, depois do Batismo pregado por João… Jesus, cheio do Espírito, andou por toda parte fazendo o bem…” (At 10,38). O Batismo de Jesus mais do que um rito é uma vida que se torna uma missão.

O Batismo do Senhor é uma teofania, uma manifestação de Deus Trindade. Por isso, somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não porque usamos seus Nomes, mas pelo rito de sermos mergulhados nas águas somos mergulhados nesse mistério de amor e assumimos o plano de Deus em Cristo. Não somos batizados para entrar numa religião, mas para participar da vida de Deus. Entramos na Igreja para dar condições para que essa vida seja consistente. Cada cristão é uma teofania do amor de Deus, que é a missão fundamental de Jesus.

O Batismo é participação no amor do Filho. Por isso, também somos chamados de filhos queridos do Pai, como disse a Jesus: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O caminho espiritual é corresponder ao Pai no amor, a Jesus como continuadores de sua missão e ao Espírito para jorrar o amor para o mundo. Esse não espera outra coisa dos cristãos: quer ser amado no serviço concreto de redenção total do ser humano e do universo.

Como somos chamados a ouvir o Filho amado, a oração pós-comunhão diz: “chamados de filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. Não é possível ser meio cristão. É preciso permanecer nele e com Ele levar o amor ao mundo.

 

 Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado no Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

— Amém.

HOMILIA

“Batismo do Senhor”

 

O Pai manifesta o Filho

           O Batismo de Jesus é sua Manifestação aos judeus. Nesse momento é o próprio Pai que abre os céus é Lhe dá o Espírito. E dá o sentido desse dom do Espírito como o Amor do Pai: “Tu és meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O Batismo de Jesus é uma manifestação do sentido da missão de Jesus: ser amor. Por isso se manifesta o Espírito que é o Amor. O batismo dos cristãos tem essa característica: entrar nesse movimento do amor. Inicia-se uma transformação. Por isso não é só um rito, uma água que jorra. No Batismo se iniciou a missão de Jesus “Vós sabeis o que aconteceu na Judéia, a começar pela Galiléia, depois do Batismo pregado por João… Jesus, cheio do Espírito, andou por toda parte fazendo o bem…” (At 10,38). O batismo de Jesus mais que um rito é uma vida que se torna uma missão. O Batismo do Senhor é uma teofania, uma manifestação de Deus Trindade. Por isso somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não porque usamos seus Nomes, mas pelo rito de sermos mergulhados nas águas somos mergulhados nesse mistério de amor e assumimos o plano de Deus em Cristo. Não somos batizados para entrar numa religião, mas para participar da vida de Deus. Entramos na Igreja para dar condições para que essa vida seja consistente e possa continuar a manifestação do Filho ao mundo. Cada cristão é uma teofania do amor de Deus que é a missão fundamental de Jesus. Acima de tudo o que possamos fazer.

                                                     Este é meu Filho amado

            O Batismo é participação no amor do Filho. Por isso também somos chamados de filhos queridos do Pai, como disse a Jesus “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Lc 3,22). O caminho espiritual é corresponder ao Pai no amor, a Jesus como continuadores de sua missão e ao Espírito para jorrar o amor para o mundo. Este não espera outra coisa dos cristãos: quer ser amado no serviço concreto de redenção total do ser humano e do universo. Devemos evitar transformar o batismo em um costume, um rito que não atinge a vida ou uma obrigação. É um dom de Deus que devemos aproveitar ao máximo. Diz o Papa Leão Magno: “Toma consciência, cristão, da tua dignidade.” Após batismo, conduzido pelo Espírito Santo, Jesus vai para o deserto para ser tentado por Satanás (Lc 4,1). A vida cristã é cheia de dificuldades e lutas, pois, para corresponder ao projeto de Deus temos que assumir um caminho forte de seguimento de Jesus. Viveremos como Ele viveu. A missão que Ele recebeu no Batismo, passa ser também a nossa. Essa missão de Jesus não é só tirar pecados, mas começar no mundo a onda do amor do Pai. Essa onda não destrói, mas fecunda o mundo de uma vida nova. O amor pode mudar todas as coisas. O Pai pôs em Jesus todo seu bem querer. O Filho nos pede o mesmo amor.

Ser filho de fato

Como somos chamados a ouvir o Filho amado, a oração pós-comunhão diz: “chamados de filhos de Deus, nós o sejamos de fato”. Não é possível ser meio cristão. É comum ouvir das pessoas que são católicas, mas não aceitam tudo. Então não o é. Há coisas que não têm nada a ver com a fé. Isso podemos recusar. Mas devemos manter a unidade que é o vínculo da perfeição (Cl 3,14). Nosso compromisso é preciso permanecer Nele e, com Ele, levar o amor ao mundo. Nossa vida cristã não é constituída a partir de um conjunto de ideias, mas de um encontro no qual Deus se manifesta para ser manifestado ao mundo. O Batismo de Jesus era para a Missão, pois já era totalmente de Deus Pai.

Leituras Isaias 42,1-4.6-7/; Salmo 28; Atos 10,34-38; Lucas 3,15-16.21-22

Ficha: nº 1822 – Homilia do Batismo do Senhor (13.01.19)

 

 

Afogado nas águas.

 

            Quando somos batizados, o padre joga um pouquinho d’água em nossa cabeça e diz: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Batizar em nome significa mergulhar no Pai, no Filho e no Espírito Santo, isto, unir-nos completamente na vida e pessoa da Santíssima Trindade. Estão certos os que querem batizar nas águas abundantes. Mas não é na quantidade de água que somos batizados, mas no imenso mar da vida do Pai. Para Deus, uma gota d’água ou um oceano vale o mesmo. Mas o Pai é sempre sem medida em sua vida e em seu amor.

 

Se somos mergulhados e participamos tanto dessa vida, temos que viver como vive o Pai, o Filho e o Espírito em sua comunhão de amor e comunhão de abertura ao outro, como são as Três Pessoas Divinas. São tão unidas que são um só Deus. Deus não é solitário ou distante, não precisando de nós. Ele nos atrai e nos envia para que seu dom de amor chegue a todos.

 

Print This Post

LITURGIA DIÁRIA

Evangelho: Sábado da 1ª Semana do Tempo Comum

Santo: SÃO MÁRIO

HORÁRIO DE MISSAS
Horário_Missas_03

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO OU GRAVAÇÃO Cadastre-se na nossa Newsletter
CALENDÁRIO PAROQUIAL
VEJA +
  • Nada agendado para hoje
AEC v1.0.4
A PARÓQUIA

Conheça a nossa história, as pessoas que estão conosco, o nosso testemunho de fé e as atividades do dia a dia. COMO CHEGAR, FALE CONOSCO, SECRETARIA PAROQUIAL

ENQUETE
Você acessa este site para ..?
Ver o resultado