Beleza e tradição

Já é tradição as crianças, jovens e demais paroquianos participarem da confecção dos tapetes de Corpus Christi, a movimentação começa bem cedo (por volta das 6h),  na Av. Amaral Peixoto, o material é bem diversificado, sal, borra de café, serragem, casca de ovos e materiais recicláveis, o que deixa o local colorido e decorado para receber a procissão do Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa é celebrada às 16h, seguida por procissão em toda a extensão da avenida, tendo a bênção no fim do percurso. Este ano calcula-se que em torno de 20 mil pessoas estiveram presente.

A Festa de Corpus Christi é a celebração em que, solenemente, a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o mesmo sai em procissão nas ruas.

História

A festa de Corpus Christi é uma tradição católica de longa data no Brasil. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.

O calendário litúrgico indica que a festividade é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, reafirmando a presença real e substancial de Jesus Cristo na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remete ao Século XIII,  instituída em 1264 com a Bula Transiturus pelo Papa Urbano IV, o qual sentiu a necessidade de realçar a presença do Cristo todo no pão consagrado.

Clique aqui e veja a nossa galeria de fotos.

Por PASCOM SJT
Fotos: Paula Ganeme