Caminhada Luminosa pela Paz « Paróquia de São Judas Tadeu

Caminhada Luminosa pela Paz

Foto: Raphael Costa

Encerrando as comemorações do mês dedicado à Maria, o Movimento Sacerdotal Mariano e as demais pastorais marianas de Niterói promoveram um Cenáculo, na Praia de Icaraí.

O evento aconteceu no sábado, dia 26 de maio, na Praia de Icaraí, entre as ruas Belizário Augusto e Otávio Carneiro, iniciando-se com a Oração do Terço, um ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria e a Coroação de Nossa Senhora.

Centenas de pessoas se unem para uma noite de esperança, anúncio e paz

Em Niterói, a orla da praia de Icaraí recebeu a Caminhada Luminosa pela Paz, no dia 26 de maio. Um ato inter-religioso, que contou com a presença dos Bispos da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Resende Dias e Dom Luis Antonio Lopes Ricci. O evento teve início no Museu de Arte Contemporânea (MAC), com representantes da Diocese Anglicana, Igreja Luterana, Igreja Batista, Igreja Evangélica Sião, Conselho Espírita, Centro Israelita e Associação de Religiões de Matrizes Africanas.

A Caminhada foi um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, neste ano, trouxe como tema “Fraternidade e Superação da Violência”, e lema “Vós sois todos irmãos”.

“Uma noite de esperança. Anúncio de paz e justiça. Vencer a escuridão do ódio com a luz da fraternidade.”, disse Raphael Costa, representante das Pastorais Sociais, e um dos organizadores do evento. Enquanto as velas eram acesas, em uma só voz, foi cantada a oração de São Francisco, e após a bênção ecumênica, teve início a caminhada, de 6 km, pela Praia de Icaraí.

Centenas de pessoas eram animadas pelo trio elétrico, com músicas simbólicas, como “Pra não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré e, ao passarem pela orla, os moradores dos prédios uniam-se aos que impulsionavam o ato de reflexão e fé.

Um momento marcante foram as cruzes fincadas na areia da praia, representando as pessoas que foram vítimas da violência, na cidade.  A oração do Pai Nosso foi uma súplica, para que cesse esse sentimento de impotência, que todo cidadão hoje vive.

A caminhada chegou ao fim à frente da Igreja de São Judas Tadeu, em Icaraí.

Por Íngrid Bianchini/ João Dias
Fotos e imagens: João Dias