Conheça o MEBE « Paróquia de São Judas Tadeu

Conheça o MEBE

Ministério Extraordinário da Bênção

Após o Concílio Vaticano II (1963/1965- João XXIII, Paulo VI), os leigos são convidados a participar mais ativamente na vida da Igreja e, em 1984, o agora santo, São João Paulo II, aprovou e mandou publicar o “RITUAL DE BÊNÇÃOS PARA MINISTROS LEIGOS”, e, em 1989, aprovada sua tradução portuguesa, vem sendo a mesma usada no Brasil por orientação da CNBB.    

Aqui, em Niterói, formaram-se as equipes paroquiais e arquidiocesana do MEBE, em 1997, por iniciativa do então Arcebispo de Niterói, D. Carlos Alberto Navarro.  Cada pároco, então, conhecedor dos seus fiéis, indicava aqueles capacitados para serem investidos na condição de Ministros, suprindo as carências do sacerdote onde ele se faz necessário e nem sempre lhe é possível estar presente.  O Ministro é investido pelo Sr. Arcebispo ou pelo Sr. Vigário Geral, em missa celebrada após período de formação que, neste ano, aliás, será no próximo dia 19 de maio, na Paróquia dos Sagrados Corações, das 9 às 17 horas. Estão aptos a atender chamados de bênçãos, exceto os casos pertinentes ao clero, como ministrar sacramento, benzer água e objetos de devoção religiosa. 

Não podemos nos esquecer de que bênção é uma graça concedida ao fiel por Deus. Bendizer é abençoar. Levar esperança, alegria, levar a boa nova do Evangelho. Ser MEBE é colocar-se a serviço de Deus, e por Ele, dos irmãos. É ele, santificando-se e levando a santidade aos irmãos; é o Ministro, sendo misericordioso, e obedecendo ao mandato que lhe é conferido.

É muito simples solicitar uma bênção: o paroquiano se dirige à secretaria de sua paróquia, e preenche uma ficha, que será entregue ao MEBE, que entra em contato com o solicitante para atendê-lo.  Que tipo de bênção o MEBE faz? Residências, novas ou não, em qualquer lugar, comércio, escola, família, reuniões de grupos, asilos, orfanatos, presídio, enfermos, idosos, noivos, crianças antes do parto e após, etc, além de entronização dos Sagrados Corações. 

Estamos trabalhando para que todas as paróquias de Niterói criem o Ministério da Bênção. Somente 11 ainda não o têm. 

Para conhecimento, em 2017, realizamos em Niterói, 2.152 bênçãos, das mais diversas. 

Vê-se, pois, a sua importância. Precisa de maior divulgação por parte da Igreja, não só através dos meios de comunicação, mas também dos srs. sacerdotes em suas paróquias, nos avisos finais, nas missas dominicais…

O Ministro da Bênção é tão importante quanto o Ministro da Eucaristia. Enquanto este leva ao irmão o Corpo de Cristo, aquele leva a Sua bênção e o Seu conforto. 

Então, só para fixar: dia 19 de maio próximo, na Paróquia dos Sagrados Corações, na Ponta da Areia, das 9 às 17 horas, encerramento da formação de novos ministros e confirmação dos já existentes. Agradecemos ao Padre Marcos Alexandre, diretor espiritual do MEBE, a delicadeza de permitir que esse evento se dê em sua paróquia. 

Por João Batista da Fonseca
Coordenação do Ministério Extraordinário da Bênção
Vicariato Niterói

Print This Post

HORÁRIO DE MISSAS
Horário_Missas_03

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO OU GRAVAÇÃO Cadastre-se na nossa Newsletter
CALENDÁRIO PAROQUIAL
VEJA +
  • Nada agendado para hoje
AEC v1.0.4
A PARÓQUIA

Conheça a nossa história, as pessoas que estão conosco, o nosso testemunho de fé e as atividades do dia a dia. COMO CHEGAR, FALE CONOSCO, SECRETARIA PAROQUIAL

ENQUETE
Você acessa este site para ..?
Ver o resultado