Notícias da paróquia › 30/08/2014

SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA

CURSO BÍBLICO TEOLÓGICObanner_biblia_620

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca da construção de um mundo melhor.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas ideias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busque outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.

São Paulo no diz: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!

A Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí, está oferecendo a você paroquiano, um breve curso bíblico teológico sobre o Pentateuco.

– O que significa o Pentateuco?

– Qual a sua importância para a tradição judaica e cristã?

A Torá (a lei) – o Pentateuco – constitui a pedra angular da qual dependem o entendimento dos profetas e outros escritos, como também, a história da Revelação. Assim, você pode descobrir o universo da Aliança de Deus com o homem.

Disponibilizamos vários horários e dias, qual a sua disponibilidade?

De segunda a sexta-feira nos seguintes horários:

MANHÃ – das 9h às 10h.

TARDE – das 15h30min às 16h30min.

NOITE – das 20h às 21h.

Escolha o dia da semana e o horário que melhor lhe atender e venha participar.