Encontro de formação

Mais de 100 agentes da PASCOM Arquidiocesana, dos 6 Vicariatos, participaram, no dia 20 de fevereiro, na Paróquia de São Lourenço, do Encontro  de Formação Arquidiocesana Pastoral da Comunicação (PASCOM). Foi um dia de formação e troca de experiências, entre os profissionais da área e os agentes da Pascom, que atuam junto aos Vicariatos.

Ao longo do dia, os agentes adquiriram alguns conhecimentos teóricos sobre a Pastoral, e qual a melhor forma de utilizar as inovações tecnológicas.

Na abertura, o Diácono Nélio do Amparo rezou, em conjunto com os agentes, a Oração do Comunicador.

Dom_José_PASCOMA primeira palestra foi proferida pelo Padre Ricardo Mota, responsável pela Pastoral, que explicou o que é a PASCOM. Em seguida, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, destacou a Espiritualidade do comunicador, utilizando a carta do Papa Francisco para o 50º dia Mundial da Comunicação.

Após as palestras, os agentes foram divididos por Vicariatos, para discutirem os temas apresentados. Depois do almoço, foi a vez de conhecer um pouco mais sobre o Capítulo 10 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da CNBB. Em seguida, o Diácono Nélio do Amparo, falou sobre os desafios do comunicador.

Às 15 horas, teve início o programa Niterói, na rádio Catedral FM, com transmissão direta do encontro. Dom José Francisco, que esteve presente durante todo o evento, recitou o Terço da Divina Misericórdia.

Foram apresentados os manuais de arte visual e de redação, da Arquidiocese, que estarão disponíveis para download, a partir de segunda-feira, dia 22 de fevereiro.

Finalizando, os agentes da Pascom selecionaram os dias de reunião de cada Vicariato.

Dom José Francisco encerrou o evento, com a oração do Pai Nosso e a Ave Maria. Após a bênção, foi feita a foto oficial.

Houve também um sorteio de brindes para os agentes, realizado pelo Diácono Nélio do Amparo.

Contamos ainda com a presença dos Vigários Episcopais: Padre Cássio (Vicariato Oceânico) e Padre Elmir (Vicariato Lagos), e do Padre Daniel Raj (Paróquia Nossa Senhora do Amparo de Tanguá).

Fonte: Jornalismo ArqNit