Festejos de São João Batista « Paróquia de São Judas Tadeu

Festejos de São João Batista

São João Batista, padroeiro da Arquidiocese de Niterói e também do Município, Batista nasceu em junho, precisamente no dia 24. Em cenário tão controverso, surge um homem simples, com uma importantíssima missão: preparar o caminho para a chegada do Messias.

O Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, celebrará no dia 24, às 17h, Missa Solene, na Catedral São João Batista, com transmissão pela LIVE da Arquidiocese de Niterói, Rádio Catedral FM 106,7 e Rádio Anunciadora.

A Arquidiocese está construindo uma Nova Catedral, em honra a São João Batista, projeto de Oscar Niemeyer, na Avenida Plínio Leite, s/nº, no Caminho Niemeyer, cuja obra está na fase das fundações.

Projetada para acolher 5 mil pessoas, em seu interior, a arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 65 metros de altura. Conta também com um altar externo para celebrações, na esplanada, com capacidade para até 15 mil pessoas. Terá, ainda, sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multiuso, para exposições e eventos, arquivo histórico, museu de arte sacra, ossuário, livraria com lanchonete. Está situada às margens da Baía de Guanabara, num local privilegiado pela beleza.

A obra está sendo realizada através de doações de fiéis e empresários, que vêm contribuindo para essa bela edificação. As mobilizações estão em andamento, em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói. Para contribuir, basta ligar para 3602-1700, acessar o site novacatedral.com ou dirigir-se à secretaria de uma das paróquias da Arquidiocese.

História de São João Batista

Diz a história bíblica, que na antiga Judeia, Isabel e Maria, mãe de Jesus, estavam grávidas.  João era filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus Cristo, e é considerado o último dos profetas nascido de uma mulher. Os evangelhos dizem que, ainda no ventre de sua mãe, João percebe a presença do Messias, “estremecendo de alegria” na presença de Maria, quando esta vai visitar a prima, Isabel. O evangelho de São Mateus fala das pregações, de conversão e dos batismos, que realizava às margens do rio Jordão, não distante de Jericó. Foi João Batista quem batizou o próprio Cristo. João batizava com água.

A liturgia festeja, no nascimento de São João Batista, a “Aurora da Salvação”, o aparecimento do Precursor do Messias, neste mundo. O nascimento do Precursor, seis meses antes do nascimento de Jesus, é parte da grandeza do mistério da encarnação, que ele anuncia. Isso se deve, certamente, à missão única que, na história da salvação, foi confiada a esse homem, santificado, no seio da sua mãe, pela presença do Salvador, que dirá mais tarde: “Que fostes ver no deserto. Um profeta? Sim, Eu vos digo, é mais do que um profeta. Este é aquele de quem foi dito: ‘Eis que envio a tua frente o meu anjo que preparará Teu caminho diante de Ti’, pois Eu vos digo, que entre os nascidos de mulheres não há ninguém maior do que João. Mas, o que é menor no Reino de Deus é maior do que ele’” (Lc7, 24 a 28).

PROGRAMAÇÃO DA CATEDRAL SÃO JOÃO
24 de junho (dia de São João)

8h – Santa Missa
9h30 – Santa Missa
11h – Santa Missa
12h – Tradicional Almoço (Angu à Baiana)
14h – Santa Missa
17h – Santa Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, seguindo-se  procissão.
20h – Show

Local: Catedral Metropolitana de Niterói
Endereço: Praça Dom Pedro II, s/nº – Centro – Niterói.

Outras Paróquias em Festa

Vicariato Niterói
Paróquia São João Batista (Tenente Jardim) – 24 de junho

10h – Santa Missa
12h – Almoço com show de prêmios (Angu à Baiana)
17h – Procissão
18h – Santa Missa, seguindo-se  festa externa.

Local: Paróquia São João Batista
Endereço: Rua Dr. March, 666 – Tenente Jardim – Niterói.

Vicariato Rural
Paróquia São João Batista (Itaboraí) – 24 de junho

7h – Santa Missa
9h – Santa Missa
11h – Santa Missa
12h – Almoço no barracão/leilão
18h – Santa Missa e Procissão
20h – Show com Ilmar Quintanilha
22h30 – Apresentação da quadrilha do EAC.

Local: Paróquia São João Batista
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 15 – Centro – Itaboraí.

Paróquia São João Batista (Rio Bonito) – 24 de junho

10h30 – Santa Missa
12h – Tradicional almoço com show de Sheila Sá
17h30 – Procissão, seguindo-se a Santa Missa, com o Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Ricci
Queima da fogueira, dança de quadrilha adulta e show.

Local:
 Paróquia São João Batista
Endereço: Praça Cruzeiro, Centro – Rio Bonito.

Vicariato Lagos
Paróquia São João Batista (São Pedro da Aldeia) – 24 de junho

6h – Terço da Aurora e café da manhã partilhado
10h – Santa Missa com Dom Luiz Ricci, Bispo Auxiliar de Niterói
12h – Almoço: baião de dois
16h – Santa Missa
18h – Procissão
19h – Santa Missa.

Local: Paróquia São João Batista
Endereço: Rua Marechal Castelo Branco, s/nº – Centro – São Pedro da Aldeia.

Por João Dias
com arte: Thiago Maia