ANO DO LAICATO (5)

Pixabay Creative Commons

Para muitos, o mês de julho é mês de férias, senão pra todos da família, certamente para as crianças, que param um pouco para relaxar, brincar, preparar a mente para o segundo semestre de estudos. Vale a pena, então, pensar neste mês, que traz uma oportunidade muito especial de crescimento para toda a família, de busca de união, de vivência alegre da Igreja Doméstica!

Neste “Ano do Laicato”, é importante nos atermos a este aspecto também, pois não adianta só pensarmos em ser Igreja “da porta pra fora”, até porque nada mais falso! O cristão prova a sua identidade e a sua fé, antes de tudo, por seu testemunho, entre os seus! E a coerência cristã se dá pela garantia dos valores às novas gerações. Não através da imposição, mas do exemplo. Este é o meio mais eficaz e verdadeiro de educação cristã!

Que nossas famílias possam aproveitar este mês de maneira leve, alegre! E não, não é preciso dinheiro pra isso! Não são necessárias grandes viagens, passeios mirabolantes programados, compras desmedidas, lanches caros. O principal é estar junto, é gostar de estar junto, gostar de estar em casa! Hoje tem gente que “foge de casa” porque não sabe conviver… mas família cristã constrói a comunhão, e então uma brincadeira saudável, um desenho ou um filme, uma história contada, um livro lido junto, uma pipoca feita na panela… isso marca muito mais a memória do que qualquer coisa que possa ser comprada.

Este é o mês para aproveitar a família, sem todos aqueles compromissos de sempre, para que a rotina retorne com novo vigor. Que todos possam aproveitar esse espaço tão importante que o calendário reserva: pais e filhos, avós e netos! Aliás, no fim do mês, São Joaquim e Sant’Ana estarão aí, lembrando isso a todos! Porque não podemos nos esquecer – a nossa sociedade não pode se esquecer – da riqueza dos mais velhos, que tanto têm a ensinar, tanto amor têm a partilhar, se não ficarem esquecidos no canto das salas…

Sejam leigos de verdade dentro de casa, e em pouco tempo a sociedade estará melhor…

Um bom e frutuoso mês de julho pra todos nós!

 

Carmine Pascale

Pároco da Igreja São Judas Tadeu

AV. ALM. ARY PARREIRAS, S/Nº - ICARAÍ - NITERÓI - RJ