Ano do Laicato (3) « Paróquia de São Judas Tadeu
Voz do Pastor › 01/05/2018

Ano do Laicato (3)

Com Maria

CC

Seguindo a nossa reflexão sobre o Ano do Laicato, neste mês mariano podemos pensar sobre a vocação do leigo pelo viés da pele de Maria.

Vários são os aspectos que nos permitem revisitar a condição leiga através de Maria, e podemos dizer que isso se dá desde o seu nascimento, pois, muito antes da Anunciação, a menina Maria vivia a intimidade com o Senhor, graças à orientação recebida em sua casa, dada por São Joaquim e Sant’Ana, mas principalmente pela vivência familiar e um quotidiano capaz de garantir que a Palavra se tornasse concreta ali, na pequena casa de Nazaré…

Quando acontece a Anunciação, é no espaço quotidiano que se dá. Não foi preciso um lugar especial, não foi preciso que Maria estivesse no Templo: o Senhor enviou seu mensageiro e manifestou-se no ambiente comum de uma cidade comum, pobre, de uma casa humilde. E falou a uma menina jovem, não a sacerdotes “entendidos” da Lei e da Palavra. Ele se dirigiu a uma menina como tantas outras… ou melhor, a uma menina cujo elemento mais especial estava no seu amor ao Senhor, a quem buscava ardentemente e cuja Palavra conhecia e cultivava… era aí que residia a sua particularidade…

Pois é então que Maria se torna modelo bastante palpável pra nós. Ela é nossa intercessora? Sem dúvida! Ela cuida de nós, desde aquele momento ainda aos pés da Cruz. Para além da sua realidade de mãe nossa, assumida ali, ela já se destaca por sua vida fiel no meio do povo, cuidando da família. E como isso é bom! Como Deus valorizou isso! Ele não queria ser alguém longe do povo, a ser procurado, apenas, mas queria vir à humanidade e permanecer no pulsar da vida do povo… E por isso Ele vai ao seu encontro onde este se encontra. Que belo!

Quantas lições Maria deixa a cada fiel leigo que hoje nasce na Igreja fundada por seu Filho! É realmente comovente pensarmos que Maria, menina ainda, ensina tanto; que Nossa Senhora, já mãe, tantas lições dá no dia a dia de seu lar, e a cada desafio que soube enfrentar – não foram poucos, sabemos! Só que ela não seguiu murmurando, reclamando, seguiu a um só tempo forte e serena. Manteve-se fiel e em oração, como havia aprendido com seus pais, sem deixar de sair ao mundo servindo sempre, e foi o serviço o meio maior com que assumiu a sua fé! Sua índole foi leiga e secular! Sem dúvida especialmente reservada para sua missão, nasceu imaculada; mas assim permaneceu porque livremente soube amar a Deus e aos irmãos e orar e servir! Soube acolher a Graça sem soberba, assim como soube acolher as dores sem reclamação.

Que tomemos, neste Ano do Laicato, com carinho esses aspectos de secularidade que nos apresenta Nossa Senhora. Ela é modelo para os leigos, ainda que seja modelo para todas as demais vocações: é que ela, ao ser oferecida à humanidade, foi oferecida como mãe de todos, cabendo então em seu coração todos os chamados, todas as missões… e assim, a laicidade está também presente nela! Tomando as palavras de dois conhecidos autores, Stefani de Fiores e Salvatore Meo:  “Maria é de todos: a sua pessoa, a sua obra, o exemplo da sua vida pertencem à Igreja inteira. Maria é tão fortemente de todos, que cada estado de vida, cada grupo, cada cristão podem considerá-la como sua, embora de maneira não exclusiva e não excludente”.

Que tomemos a “Nossa Maria”, Nossa Senhora, Mãe de Deus e Nossa como intercessora e modelo de vida. Pois quem não quer se apropriar de Maria? Podemos e devemos olhar para ela e pedir: Mãe, fazei-nos fielmente servir, levando Cristo ao mundo em todos os lugares, fazendo com que Ele pulse hoje na vida concreta dos homens e mulheres que dEle têm muita sede, saibam ou não…

Pe. Carmine Pascale
Pároco da Igreja São Judas Tadeu, em Icaraí
Arquidiocese de Niterói – RJ

Print This Post

LITURGIA DIÁRIA

Evangelho: 6ª-feira da 2ª Semana do Advento

Santo: SÃO JOÃO DA CRUZ

HORÁRIO DE MISSAS
Horário_Missas_03

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIVO OU GRAVAÇÃO Cadastre-se na nossa Newsletter
CALENDÁRIO PAROQUIAL
VEJA +
  • Nada agendado para hoje
AEC v1.0.4
A PARÓQUIA

Conheça a nossa história, as pessoas que estão conosco, o nosso testemunho de fé e as atividades do dia a dia. COMO CHEGAR, FALE CONOSCO, SECRETARIA PAROQUIAL

ENQUETE
Você acessa este site para ..?
Ver o resultado