Voz do Pastor › 02/09/2017

Cristãos autênticos, vocacionados a caminho!

Acabamos há pouco o chamado “mês vocacional”, que, tenho certeza, chamou a atenção de todos nós e lembrou, sobretudo, nossa missão particular. Mas gostaria de retomar hoje com vocês, em especial, a reflexão do último fim de semana, que segue sempre com muita força em torno da vocação laical. Isto porque quero falar especialmente a vocês, que são centro da Igreja peregrina e da sociedade!

Como é importante termos essa consciência e seguirmos firmes na caminhada, sabendo que a nossa existência só faz sentido se apontamos o Senhor, construindo o Reino, dando sabor como o sal faz, sendo luz capaz de iluminar a realidade e garantir que o trajeto percorrido terá́ seu termo nos braços de Deus! Este é o cerne da índole laical, secular, isto precisa caracterizar o ser e o agir de vocês, com toda a autenticidade! Junto à comunidade na qual vivem, na família e em todo lugar!

É muito bom ver o quanto tantos leigos e leigas se esforçam por cumprir a sua missão, o quanto o laicato avançou nos últimos anos, o quanto vem aprendendo a ser sujeito da fé, agente da Igreja.

Mas é verdade que “nem tudo são flores”, ainda há muito a fazer, muitos desafios a ultrapassar. Infelizmente, ainda encontramos alguma distorçõ es, que levam à falta de unidade; ações fechadas, que não alimentam a vontade – que tem que existir! – de ir ao encontro do mundo, de ser Igreja em saı́da, de fazer a diferença lá fora, na profissão, na famı́lia, e na dimensão social, e na polı́tica. As vezes somos tentados a permanecer “na nossa”, recolhidos dentro dos muros da paróquia, exercendo um serviço fechado…

Voltemo-nos todos às urgências pastorais! Voltemo-nos todos aos homens e mulheres que têm

tanta sede de Deus, e que nem sabem disso! Eles dependem de nós! Eles dependem de que coloquemos os nossos dons à disposição. Que eles sejam cultivados, alimentados, e possam dar frutos de vida eterna! Por isso, o Senhor nos deu cada um desses dons! Por isso Elenos chamou!

Queridos irmãos, aproveitemos este mês de setembro, que iniciamos, e façamos o propósito de agir sempre mais segundo a nossa vocação. Que a reflexão não fique lá no mês de agosto, mas que se atualize a cada dia e nos motive a agir coerentemente e, também, a buscar as razões de nossa fé, procurando ter uma formação cristã cada vez mais forte, capaz de responder aos desafios que o mundo nos coloca todos os dias. Sem relativismos, sem “meias verdades”, mas com consciência, ternura e zelo. Com autenticidade, como cristãos de nosso tempo.

Um ótimo mês de setembro, mês dedicado à Sagrada Escritura!

E uma excelente missão!

Pe. Carmine