Voz do Pastor › 07/10/2014

O mês de outubro será como nunca…

Queridos paroquianos,

sao_judas_imagem_santuarioO mês de outubro será como nunca extremamente rico para nós, comunidade de São Judas Tadeu em Icaraí. Se tradicionalmente é um mês de muito trabalho, mas também de muita alegria por conta do serviço que prestamos ao Senhor, pela convivência fraterna que nos une cada vez mais e pela acolhida que damos a quem chega à nossa paróquia – seja durante a novena, seja no dia da festa – neste ano o trabalho será ainda maior, enquanto a profundidade que sentiremos na vivência de nossa fé e de nossa missão será igualmente aumentada. É que depois de 55 anos de fundação de nossa igreja matriz, finalmente presenciaremos a sua Dedicação, segundo rito próprio, belíssimo e tradicional, preservado por nossa Santa Madre Igreja. Por este rito, iremos declarar solenemente que o edifício é sinal do povo de Deus que se reúne aqui; e que a mesa que está ao centro não é “qualquer mesa”, mas é lugar sagrado, que é palco incessante do sacrifício maior do próprio Deus. É Altar do Senhor, Mesa da Eucaristia. Da mesma forma, cada parte do edifício lhe é dedicada, porque expressão sagrada do próprio Senhor e da fé que seu povo carrega.

Que possamos vivenciar esse momento histórico e sagrado com a profundidade que merece. Um momento tão fundamental que deverá ser lembrado, em Celebração Eucarística, a cada 18 de outubro que virá. E que por essa Missa, solenemente participada, possamos abrir os nossos corações para a festa que será preparada em família a partir do dia seguinte, quando iniciaremos a nossa novena, período forte de retiro comunitário. E então chegaremos à festa de nosso padroeiro devidamente alimentados e ainda mais capazes de acolher quem aqui vier e de compreender que a nossa missão é ser Igreja, cada um de nós. Igreja “em saída”, porque Igreja Peregrina composta de discípulos missionários de Cristo.

Que Deus os abençoe.

Pe. Carmine.