Voz do Pastor › 01/07/2017

Por passos mais lentos

São Joaquim com Sant’Anna e a jovem Maria

Todos os que tivemos a oportunidade de conviver com nossos avós, temos certamente lembranças ternas desse convívio. E podemos imaginar o quão especial deve ter sido a convivência e todo o carinho de São Joaquim e Sant’Ana para com o Menino Deus… Se todo avô ou avó vivem para o neto e a neta, imaginem esses dois!!!

Olhar para eles, santos especiais do mês de julho, é ter a certeza de que os avós fazem parte do plano de Deus, aliás a família toda é projeto de Deus! E verificamos o quanto eles foram importantes, já como pais de Maria, a Virgem Santíssima, que seria a Mãe do Salvador: ela foi educada por eles, confiada a eles! Com eles ela aprendeu a rezar e a ter confiança no Senhor! E os traços de Joaquim e Ana ficaram em Maria, que os passaria a Jesus, isto é certo! E eles puderam ver isso, diante do Menino que crescia em sabedoria, estatura e Graça diante deles e do Senhor!!!

Mas hoje, precisamos ter São Joaquim e Sant’Ana em mente para, mais do que nos lembrarmos da ternura, e quem sabe dos doces e mimos de nossos avós, nos lembrarmos de todos aqueles mais velhos com os quais convivemos, que fazem ou fizeram parte de nossas vidas. Creio que é uma reflexão fundamental e atualíssima, porque, infelizmente, no mundo em que tudo é descartável e o mais antigo é considerado ultrapassado em questão de dias, a sabedoria dos mais velhos vai sendo igualmente desprezada, muitas vezes. E as tradições vão se perdendo, os bons costumes vão se perdendo, o carinho de que falávamos acima corre o risco de se perder também. E o quadro é ainda mais complicado, porque, se de um lado, há os mais velhos esquecidos no canto das salas, de outro há aqueles que, por vezes, precisam assumir um papel que não seria deles, e de avós não raro assumem-se como meio “pais” dos netos, como fruto de uma realidade cada vez mais adversa e desafiadora para a família… vocês certamente sabem do que estou falando…

Paremos para refletir com coragem sobre isto neste mês. Precisamos retomar a sério a questão da família e verificarmos como vai a nossa própria família… Será que cada um está assumindo a sua própria missão, e como deve ser? Será que o respeito e o carinho ainda nos caracterizam? Será que os costumes tão belos e saudáveis – a escuta do outro, o pedido de bênção aos pais e avós – têm sido cultivados? Será que damos a chance aos mais velhos de contarem as suas histórias e ensinarem através de suas experiências, que falam mais do que muitos livros e os milhares de sites e blogs espalhados pela rede?

Meus irmãos e irmãs, pensemos nisto ao longo deste mês de julho. Durante todo o mês! Não corramos o risco de parar na pressa jovem de Tomé, desconfiado, incapaz de acreditar imediatamente sem ver. Sigamos ao encontro dos passos mais lentos, mas experientes, de São Joaquim e Sant’Ana, que ensinaram Maria a acreditar no que nem sabiam, simplesmente porque confiavam no Senhor. Pelo exemplo deles Maria também pôde acreditar. E assim não correu do anjo nem do chamado tão absurdo que lhe foi apresentado.

Que seja esta a lição maior deste mês, quando chegarmos no dia 26 diante da memória desses santos. Não como um dia a mais, tampouco como “o” dia de lembrarmos de nossos avós e darmos presentes, com carinhos restritos a esse dia e esquecidos nos demais 364 do ano… não! Que possamos retomar o rumo da família e reconstruir a caminhada percebendo, com carinho honesto e admiração sincera, os traços que temos de nossos avós e o quanto precisamos das gerações mais velhas que estão em nosso redor… Quem sabe muita coisa não começará a voltar a seu lugar a partir daí?

Pe. Carmine

Uma resposta para “Por passos mais lentos”

1. Anselmo Borges disse:

Belo texto.
    Profundo, real e comovente.
    Que Deus o abençoe mais e mais, caríssimo Pe Carmine.