Voz do Pastor › 19/06/2014

Que possamos ser luz a iluminar o caminho…

Queridos paroquianos,

DSC00013

Com o apagar do Círio Pascal na Solenidade de Pentecostes, somos lembrados que é parte essencial de nossa identidade cristã levar a luz de Cristo pelo mundo, nas diversas realidades que frequentamos, dia a dia. A Luz deve permanecer em nós, que precisamos fazer a diferença e, então, tornar os ambientes diferentes – melhores!
Interessante pensarmos nisso este ano, especialmente, neste período de Copa do Mundo. Toca-nos de forma particular a mensagem do Santo Padre por ocasião da abertura da Copa. Nela (vale a pena ler!), Francisco ressaltava a grande oportunidade que a festa do esporte nos dá para vivermos a “cultura do encontro”, praticarmos a solidariedade e assumirmos os valores que promovem a pessoa humana e o bem comum. Que bela reflexão! Como é fundamental pensarmos nisso, para que a tão sonhada construção da paz possa de fato acontecer!
Que estes dias que se seguem nos ensinem a respeitar o outro, a olhá-lo em suas diferenças, mas em igual dignidade, merecedores do mesmo amor do Pai. Que nessas diferenças saibamos viver a fraternidade. Que o espírito de equipe que o futebol precisa carregar deixe para nós lições profundas de unidade e comunhão, na certeza de que nada podemos sozinhos! Isto nos levará, é certo, a aumentar a intimidade com Deus, a confiança nEle; e nos permitirá, cada dia mais, amar o outro, daquele mais próximo, com quem compartilhamos os detalhes da vida, àqueles que talvez nunca encontremos, mas que tem direito a uma vida digna como nós, que precisa ser reconhecido como pessoa, que tem como nós o direito de descobrir a fé e o único Deus em três Pessoas, cujo mistério contemplamos tão profundamente nos dias que correm. O mesmo Deus que nos alimenta – e a Solenidade de Corpus Christi nos recorda desse amor incondicional. É ainda o mesmo cujo coração compassivo bate ininterruptamente por nós e cuja presença pelo Espírito se manifesta em nossas vidas, vivifica nossa existência, nos inspira e nos faz da testemunho de esperança, porque somos Seu povo, povo eleito, povo salvo, povo de filhos e filhas que sabem a que vieram e que são Igreja neste século XXI!
Não deixemos nunca de lado a nossa missão cristã! O mundo depende de nós para saciar a sede que tem e nem mesmo reconhece… Que possamos ser luz a iluminar o caminho de nossas famílias, amigos, conhecidos, e quem mais vier!

Pe. Carmine