Voz do Pastor › 01/10/2017

VIDA, MISSÃO E JOELHOS DOBRADOS

Em tempos em que a vida perdeu tanto o seu valor, e que o direito fundamental do Homem vem sendo relativizado a cada instante, toma relevo especialíssimo para os cristãos a vivência da Semana Nacional da Vida e do Mês das Missões.

Temos ficado chocados – ou não mais? – com uma série de notícias que veiculam em nossos telejornais, sites de notícias ou redes sociais, que a cada dia nos apresentam “brincadeiras” de poderosos que ameaçam guerras, insistentes eventos marcados pela covardia da força terrorista, com pessoas distantes de nós, mas também apresentam as facadas nas costas que matam pessoas do nada, em nome de algum objeto não roubado, ou ainda mulheres vítimas de violências físicas, morais e sexuais, crianças sequestradas ou até assediadas, pessoas vendidas para atender ao comércio humano sexual, venda de órgãos, aborto “naturalizado” e, completando o horror, em quadro já tão dantesco, escravos espalhados por fazendas brasileiras ou pastelarias dos centros urbanos. Isto só para ficarmos em alguns exemplos espantosos. Maldade mais pura, a cada dia sendo especializada pela humanidade…

Precisamos manter a nossa sensibilidade em torno de cada um desses fatos e de todos os outros que se multiplicam à nossa volta, em uma criatividade perversa, digna de tempos tão pouco louváveis que a história nos apresentou. De nada adiantou, não aprendemos. Deve ser por conta de nossa escola falida, talvez?

Mas a transformação é possível a partir de Cristo! Centro da história, centro da vida de cada cristão, nEle está o “mapa” para sairmos dessa situação, ou será que duvidamos?

Queridos irmãos, a reflexão renovada acerca da vida a ser defendida plenamente precisa acontecer de maneira séria e a nossa missionariedade ser compreendida ali nos ambientes em que nos encontramos, não simplesmente como coisa distante de consagrados que largam tudo, a despeito do mundo, para agirem em situações de conflito ou pobreza extremas. Sem dúvida, algo fundamental e aspecto muito relevante da missão! Só que a missão não está restrita a quem possui uma vocação assim. Na verdade, muito pouco podem fazer se todos os outros homens e mulheres não assumirem a sua condição de discípulos e missionários onde estiverem também! Pensem bem, se nós não agirmos, e desde a nossa casa, a miséria estará cada vez mais multiplicada em meio a gerações sem valores, cujo ego irá se exacerbar dia a dia. E então, onde iremos parar? Vamos também entrar nessa dinâmica do ódio que se prolifera pelas redes, e falar de Jesus em nossas igrejas, mas na prática torcermos para que “matem mais um”, para que “cortem as mãos”, para que joguem bandidos em celas desumanas para o restante das suas vidas? Vamos ressuscitar, nós também, a Lei de Talião e ignorar todo o Evangelho? Ou vamos acreditar que é possível, e é nosso dever, levar Cristo exatamente aí onde Ele mais falta?

Tomemos o mês de outubro, tão propício a esta reflexão, para rezarmos pelos missionários, rezarmos pela vida a ser defendida a todo custo, para agradecermos ao Senhor por nossa vida e todo dia que nos concede, e para decidirmos: o que vamos fazer hoje? Qual a minha missão neste dia? E ao fim de cada dia façamos a revisão: fui verdadeiro discípulo? Ou colaborei com esse quadro perverso que tanto critico, que tanto me horroriza? O exercício nos ajudará na caminhada, e se feito seriamente, nos tornará mais coerentes com a fé, melhores cristãos e cristãs, menos pecadores, talvez…

Que o Senhor nos ilumine em nossa peregrinação. Que Nossa Senhora do Rosário nos ensine a contemplar o Cristo em cada mistério, e nos auxilie na busca dessa coerência. Imitá-lO é trilhar a paz, sabemos! E que Nossa Senhora Aparecida, nos seus 300 anos de aparição, interceda por nosso país e nos ensine a fazer dele um país cristão de fato, não só no nome…

Pe. Carmine

Print This Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


LITURGIA DIÁRIA

Evangelho: Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum

Santo: São Frediano

HORÁRIO DE MISSAS
Horário_Missas_03

Clique aqui para assistir Ao Vivo Cadastre-se na nossa Newsletter
CALENDÁRIO PAROQUIAL
VEJA +
  • Nada agendado para hoje
AEC v1.0.4
A PARÓQUIA

Conheça a nossa história, as pessoas que estão conosco, o nosso testemunho de fé e as atividades do dia a dia. COMO CHEGAR, FALE CONOSCO, SECRETARIA PAROQUIAL

ENQUETE
Você acessa este site para ..?
Ver o resultado
Dog