Papa com os jornalistas: remover do dicionário a palavra ‘proselitismo’ « Paróquia de São Judas Tadeu
Notícias, Vaticano › 21/06/2018

Papa com os jornalistas: remover do dicionário a palavra ‘proselitismo’

Papa no encontro com os jornalistas

Coletiva de imprensa do Papa Francisco durante o voo que o trouxe de Genebra a Roma. Sobre o dia não esconde que foi para ele “pesado” no sentido de cansaço.

“Devemos remover do dicionário a palavra ‘proselitismo'”, se existe um, não pode existir outro. Francisco encerra a coletiva de imprensa no voo de retorno de Genebra a Roma, revelando a “bonita palavra” sobre a qual os líderes do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) concordaram na conversa durante o almoço com o chefe da Igreja Católica. Além disso, o proselitismo é, por assim dizer, o lado sombrio do que para o Papa representa a luz na relação entre as confissões cristãs, ou seja o diálogo.

Sobre o dia que não esconde foi para ele “pesado” no sentido de cansaço, Francisco abriu a coletiva de imprensa com sessenta jornalistas no voo insistindo repetidamente sobre o valor do “encontro”. Com todos, admite, teve um “encontro humano” para além dos formalismos. Do Presidente da Confederação Helvética aos líderes das igrejas cristãs, com os quais, disse, se falou, não sem preocupação sobre os “jovens”. Este, refere, foi “o assunto que tomou mais tempo” e, acrescenta palavras sobre o pré-sínodo de março – com os milhares de jovens de todas as religiões e também os não crentes – que “despertou um interesse especial” .

Em seguida Francisco passa o microfone aos jornalistas que desejam conversar sobre a atualidade. Questões já debatidas, sobre as quais o Papa volta a oferecer novos esclarecimentos. Como no caso dos bispos alemães e o confronto sobre a admissão à Eucaristia em casamentos onde há um cônjuge católico e um protestante. O Papa resume os passos dados repetindo que, tendo avaliado as várias posições, um aprofundamento da questão pareceu a melhor solução, como escreveu o prefeito da Doutrina da Fé, o cardeal Ladaria, em uma carta, afirma Francisco, escrito “com minha permissão”. O Papa elogia o documento com o qual os bispos da Alemanha iniciaram o confronto. Em síntese, observa, é preciso avaliar corretamente a responsabilidade de gerir as situações de casamentos interconfessionais – hoje prerrogativa de cada bispo – em relação a uma amplidão mais “universal” que teria uma decisão tomada em nível de Conferência Episcopal. Em suma, diz, respondendo ao jornalista, não se tratou de uma “freada”, mas de escolher o melhor caminho.

Não falta a habitual questão sobre a imigração, com eventos que oferecem uma crônica quente em ambos os lados do Atlântico. Para mim, reafirma o Papa, para quem foge “da fome e da guerra”, se deve adotar critérios condensados ​​em quatro verbos: “acolher, acompanhar, organizar, integrar”. Francisco se diz horrorizado com as notícias que chegam daquelas que ele chama de “as prisões dos traficantes” – crueldade indescritível que fazem vítimas especialmente entre mulheres e crianças, algo que não ocorreu nem mesmo durante a Segunda Guerra Mundial. Mas insiste que os governos devem “entrar em acordo” principalmente na administração da “emergência” a curto prazo e então planejar políticas a médio prazo para resolver o fenômeno migratório em sua raiz. A ideia do Papa é bem conhecida: criar educação e trabalho nos países mais em dificuldade, sejam africanos ou latino-americanos, para acabar com o problema do “tráfico de migrantes”. “O problema das guerras é difícil de ser resolvido” como também “o da perseguição aos cristãos” e, no entanto, diz Francisco, “o problema da fome pode ser resolvido”, desde que a comunidade internacional aja de modo concreto.

Por Vatican News