Papa Francisco nomeia um leigo responsável pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano « Paróquia de São Judas Tadeu
Atualidade, Notícias, Vaticano › 05/07/2018

Novo prefeito, Paolo Ruffini. Foto: TV2000

Papa Francisco nomeou como Prefeito do Dicastério para a Comunicação do Vaticano Paolo Ruffini, até então diretor da televisão da Conferência Episcopal Italiana (CEI), TV2000.

O novo prefeito nasceu em Palermo, em 4 de outubro de 1956. Formou-se em Jurisprudência pela Universidade La Sapienza, em Roma.

Desde 1979, Ruffini é jornalista e casou-se em 1986. Trabalhou em vários jornais: “Il Mattino di Napoli”, “Il Messaggero di Roma”; em rádio no “Giornale Radio Rai”, “Radio 1”, “Inblu Radio” e na televisão em RAI3, La7 e na TV2000 desde 2014.

Além disso, recebeu vários prêmios de jornalismo e participou de várias conferências de estudo sobre o papel dos cristãos na informação, na ética da comunicação e nas novas mídias.

No dia 23 de junho, a Sala de Imprensa do Vaticano anunciou a decisão do Papa de transformar a Secretaria de Comunicação da Santa Sé no novo Dicastério para a Comunicação.

A Secretaria para a Comunicação do Vaticano foi criada em 27 de junho de 2015, como um dos pilares da reforma da Cúria. O Motu Proprio através do qual foi instituída afirma que “o atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento dos meios de comunicação digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, exige uma revisão do sistema informativo da Santa Sé”.

Por ACI Digital