Ação Social São Vicente de Paulo

Ação_Social_new_logoA Pastoral de Ação Social São Vicente de Paulo, também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico constituído por leigos e leigas que se dedicam exclusivamente à justiça e a caridade.

Seu trabalho na Igreja consiste em realizar iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular das pessoas em condições sociais e econômicas desfavorecidas, por meio de uma atividade coordenada de seus membros junto a comunidade paroquial, dos Morros do Cavalão e da Cotia. A promoção se dá em duas frentes, a material através da doação de alimentos e recursos, e a espiritual através da difusão da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo aos pobres.

As famílias identificadas como altamente necessitadas são cadastradas e recebem mensalmente uma cesta básica para seu sustento, além de receberem, na medida da disponibilidade das doações, roupas, brinquedos e sendo apoiadas, também, com obras e reparos emergenciais em suas moradias.

A Pastoral também promove cursos e outras atividades sociais junto aos assistidos visando aumentar sua dignidade e auto-estima, oferecendo-lhe perspectivas novas e ampliadas, melhorando assim sua qualidade de vida.

Os recursos para a manutenção desses trabalhos são todos oriundos de doações dos paroquianos e sempre apoiada na Providência Divina. Destacamos que, nossa motivação é o ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo – “todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a Mim mesmo que o fizestes” (Mateus 25, 40) e, também a exemplo de São Vicente de Paulo, o pai dos pobres.

Os encontros da Pastoral de Ação Social são semanais e acontecem todas as terças feiras após a missa das 19h.
Todos aqueles que desejarem dedicar um pouco de seu tempo e suas virtudes são bem-vindos a conhecerem e contribuírem com nossas ações junto aos menos favorecidos.

Coordenador Pastoral:
Ronaldo Rodrigues de Souza