Iniciação Cristã de Adultos (Catecumenato)

1.    O QUE É O CATECUMENATO?Catecumenato

É uma preparação para o recebimento dos sacramentos que a Igreja denomina de INICIAÇÃO à vida cristã. Batismo, Eucaristia e Crisma. Nesse período serão recordados os fundamentos de nossa fé e o candidato será chamado a tomar uma posição firme, condizente com um cristão no mundo.

2.    BATISMO

O primeiro dos sacramentos. Devolve-nos a Graça Santificante perdida por nossos primeiros pais, apagando a mancha do pecado original. Insere-nos na Igreja. Torna-nos filhos de Deus. Abre-nos a possibilidade de receber os demais sacramentos e de sentir, dessa forma, a graça de Deus acontecendo em nossas vidas.

3.    EUCARISTIA

Como dizia o Papa João Paulo II: “É um pedaço do céu que se abre sobre a terra… e vem iluminar nosso caminho”.

O Corpo e o Sangue de Cristo, “escondidos” atrás das formas de pão e vinho, serão nosso alimento espiritual.

4.    CRISMA

Através deste sacramento receberemos a EFUSÃO do Espírito Santo. Ou seja, a plenitude dos dons do Espírito Santo; o que nos fortalecerá para a nossa missão nesta terra.

Chama-se também Confirmação, porque confirma e consolida a graça batismal (CIC 1289).

5.    QUEM PODE RECEBER O SACRAMENTO DA CRISMA?

Quem já foi batizado, pode e deve recebê-lo. É um sacramento que é ministrado uma única vez, pois imprime na alma uma marca indelével, um caráter. Tornamo-nos soldados de Cristo e atestamos à comunidade que estamos a serviço e que nossa fé está madura, pronta para produzir frutos.

6.    QUEM NÃO É BATIZADO PODE RECEBÊ-LO?

Quem não for batizado participará de toda a preparação, em conjunto com os demais crismandos, pois é o catecúmeno na acepção plena da palavra. Antes da data da Confirmação, o sacerdote realizará o seu batismo, tornando-o assim apto a ser crismado.

7.    COM QUALQUER IDADE POSSO SER CRISMADO?

A idade mínima é de 15 anos, pois este sacramento é uma opção e uma decisão pessoal que exige maturidade para ser assumida.

8.    COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?

Preencha a ficha de inscrição que pode ser obtida na secretaria da paróquia ou preencha a ficha eletrônica (disponível somente no período de inscrições), aqui no site, e compareça aos encontros que acontecem às quintas-feiras (a partir das 20 horas) ou aos domingos (a partir das 18 horas), na Igreja de são Judas Tadeu. Somente são admitidas faltas justificadas aos encontros e no máximo de cinco durante toda o período.

9.    COMO SÃO OS ENCONTROS?

Um sacerdote, ou um dirigente, ou um convidado, ministra uma curta palestra e em seguida se debatem os temas a ela relacionados e as dúvidas eventualmente surgidas. Os encontros duram no máximo 90 minutos, sempre num clima de fraternidade cristã. Você vai gostar!

Coordenador Pastoral:
Leonardo Abreu