Liturgias

LiturgiaA Pastoral da Liturgia é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais.

A Pastoral da Liturgia, com a participação da comunidade e ou de seus representantes, ocupa-se com a preparação, realização e avaliação das celebrações. Comporta uma adequada organização da vida litúrgica em todos os níveis eclesiais e uma permanente formação litúrgica do povo, dos ministros e das equipes de liturgia.

As liturgias, bem celebradas inserem as pessoas, através da ação simbólica-ritual, na vivência do Mistério Pascal de Cristo. A Pastoral da Liturgia organiza-se tendo como referência os momentos fortes do Ano Litúrgico, festas dos padroeiros, acontecimentos importantes da história da comunidade, celebração dos sacramentos, privilegiando o domingo como dia da Ressurreição, da Palavra, da Eucaristia e da comunidade.

A Pastoral da Liturgia numa comunidade, paróquia ou diocese funciona com o auxílio de uma organização própria, provida de um plano de trabalho e um cronograma de atividades.

Coordenador Pastoral:
Patrícia Lopes Cunha – Liturgia Sábado 19h – Reuniões as segundas feiras às 19h.

Coordenador Pastoral:
Mª Amália Mendes Coral – Liturgia Domingo 8h – Reuniões as segundas feiras às 19h.

Coordenador Pastoral:
Lídia Costa Alves – Liturgia Domingo 10h – Reuniões as segundas feiras às 19h.

Coordenador Pastoral:
Maria de Fátima Moraes Brasil – Liturgia Domingo 18h – Reuniões as segundas feiras às 19h.

Coordenador Pastoral:
Gabriela Varajão Fontes Lopes – Liturgia Domingo 20h  – Reuniões as segundas feiras às 19h.

Evangelho: Sábado da 32ª Semana do Tempo Comum

Santo: São Frediano