“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura.” (Mc 16,15)

PASCOM_LogoConforme afirmou São João Paulo II: “Evangelizar é comunicar”. Essa Pastoral trabalha a notícia relacionada aos trabalhos da Comunidade Paroquial, divulgando-a no âmbito interno e externo da Paróquia, com o objetivo de levar ao conhecimento público o que a nossa Igreja católica vem realizando.

No Documento n° 75 da CNBB, a PASCOM encontra a definição da Pastoral da comunicação, de forma clara, objetiva e sintética. E explicita que, “É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais”.

O Documento continua na sua reflexão e situa a posição da PASCOM no conjunto das demais pastorais da Igreja e explicita: “A PASCOM perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto”.

No entanto, as reflexões e o olhar da Igreja sempre acompanharam o surgimento dos novos meios de comunicação que foram emergindo na sociedade e interferindo nas novas formas de relações.

Foi a partir do surgimento da imprensa, que a Igreja deu inicio a promulgação de Documentos que orientam, indicam caminhos que pautam como os meios de comunicação se inserem na sociedade segundo as orientações humanas e cristãs.

Bem no início do surgimento da imprensa, 25 de novembro de 1766, o papa Clemente XII promulgou a encíclica Christianae republicae, a única que, até hoje, trabalha os problemas ligados à literatura e às publicações em geral.

No entanto, a PASCOM pode refletir e encontrar referências em outros Documentos promulgados pela Igreja Católica, que indicam quais os caminhos para os meios e processos de comunicação da ação pastoral na Igreja.

Objetivo:

• Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social;
  • Através de meios de comunicação manter os fiéis informados de tudo que acontece na Comunidade e na Igreja de Jesus Cristo;
  • Fazer a divulgação dos eventos e festas que acontecem na Comunidade;
  • Dar apoio as demais pastorais na divulgação e conhecimento dos trabalhos e ações pastorais.

Conheça Nossa Senhora da Comunicação

downloadA obra “Vierge d’Albert” – bronze dourado do artista francês George Albert, que ornamenta o cume da torre da basílica de Notre-Dame de Brebières, da Diocese de D’Amiens na região de Picardie, norte da França.

Uma representação em escala reduzida, original, única, do final do século XIX, foi adquirida em Paris pelo Dr. Manoel Casado Lima e sua esposa, Sra. Carolina, viscondessa do Livramento (Recife -PE), que a deram de presente ao Pe. Pedro Falcone: este, por sua vez, a doou ao Sistema Salesiano de Vídeo-comunicação (SSV). O título de “Nossa Senhora da Comunicação” foi dado no SSV.

Transcrevemos abaixo o artigo do jornalista alemão que assina GM, publicado na primeira página de Kirche und Leben de 27/05/1990, domingo, dia dos Meios de Comunicação Social.

O jornal é órgão oficial da Diocese de Münster (Alemanha). O articulista, no texto original, acha que o bairro Itatiaia é uma cidade próxima de Belo Horizonte. Devido à origem italiana da Congregação Salesiana, julga que há religiosos italianos que trabalham no SSV.

Uma réplica desta imagem, também em bronze, feita pelo artista italiano radicado em Belo Horizonte, Gianfranco Cerri, está no Instituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.

Nota do tradutor: Novalis é pseudônimo de importante poeta romântico alemão (1772-1801).

Mãe da Comunicação

Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: “vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil…” Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito ‘comunicação’ com o processo técnico de veiculação de notícias. E, no entanto, conforme me disse Pe. Antonio Pacheco de Paula, em última análise,
Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o ‘furo’ sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!
Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, uma balada, um certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?
Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês…
Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação.

Nossa Senhora da Comunicação, Rogai por nós que recorremos a vós!

CONTATE-NOS EM:

Seu nome (obrigatório)