Cultura

Pastoral da Cultura_logoA Pastoral da Cultura é a mais recente de todas, e está aos poucos estabelecendo um trabalho que vem ao encontro de toda uma tradição eclesial, se considerarmos o fato de que a Igreja sempre esteve ligada à promoção da cultura. Historicamente, sabemos, a Igreja Católica não apenas soube preservar o conhecimento humano, mas ainda cuidar de seu desenvolvimento por meio da educação e da arte. Com isso, ainda, permitiu que tivéssemos diante dos olhos o reconhecimento da inteligência humana, dom divino que é, e a exaltação dos variados tipos de arte como expressão da Beleza Pura de Deus.

Hoje a Pastoral da Cultura tem um papel ainda mais particular, se considerarmos a diversidade cultural de nossa época, e assim, além de zelar pelo conhecimento que guarda em sua história, procura evangelizar as culturas, dialogando com elas e acolhendo o que têm a contribuir em um quadro cultural sadio, em consonância com os valores cristãos.

É importante lembrar, também, que os projetos já desenvolvidos – e aqueles que estão por vir – são meio de acolhimento em nosso espaço de pessoas que talvez não tivessem outra oportunidade de conhecer a igreja e se deparar com o nosso testemunho vivo de fé.

A Pastoral da Cultura se reúne periodicamente, sempre a cada dois meses, para reuniões de oração, planejamento e avaliação, em horário combinado previamente com os membros. E tem hoje como “carro-chefe” o Projeto Música na São Judas, que normalmente acontece a cada última 4ª feira do mês, e que traz para nós músicos e cantores de diversas formações, com programas sempre muito bem escolhidos. Em geral, as apresentações acontecem no teatro, às 20h, com entrada franca. Em alguns meses ou situações especiais, a apresentação é transferida para o espaço da nave central da igreja, em horário alternativo.

Coordenador Pastoral:
Louise Eyer de Jesus