Batismo

O Batismo é o ponto de partida da vida de todo cristão, pois é o primeiro sacramento que recebemos.

Ao receber o batismo, somos incorporados à Igreja como membros participantes de sua missão. É por meio do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim, que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16,16). Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

O objetivo da Pastoral do Batismo é conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do Sacramento do Batismo e dos  demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo seja, cada vez menos, um rito puramente tradicional e social, e cada vez mais uma entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

SACRAMENTO DO BATISMO
INSTRUÇÕES INICIAIS AOS PAIS

POR QUE BATIZAR?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos de-mais sacramentos.

• O Batismo nos permite um novo nascimento: livra-nos do pecado original e de todos os pecados pessoais e nos insere na Igreja.
  • Ao batizar a criança, estamos desde cedo nos propondo a educá-la na fé cristã católica e a desenvolver a vida de filha de Deus que assumimos por ela no momento do sacramento.
  • O Batismo nos faz:
    Criaturas novas (2 Cor 5,17)
    Filhos adotivos de Deus (Gl 4, 5-7)
    Participantes da natureza divina (2 Pd 1, 14)
    Membros do Corpo Místico de Cristo—Cristo e a Igreja (1 Cor 6, 15; 12, 27)
    Co-herdeiros do Reino (Rm 8,17)
    Templos do Espírito Santo (1 Cor 6, 19)

QUAL A FUNÇÃO DOS PADRINHOS?

Os padrinhos devem ajudar os pais na educação cristã do(a) afilhado(a), por meio da palavra e do exemplo. Devem ser capazes de guiar a criança na fé e dar a ela testemunho de vida coerente.

QUEM PODE SER PADRINHO OU MADRINHA?

Para ser padrinho ou madrinha, é preciso:

• Ter completado 16 anos de idade;
  • Ser católico;
  • Deve ter recebido os três sacramentos da Iniciação Cristã, ou seja: deve ser batizado, ter recebido a Primeira Eucaristia e deve ser crismado (cf. c. 874 § 2 e § 3 do Código de Direito Canônico)
  • Se casado(a), ter recebido o sacramento do Matrimônio na Igreja Católica.

QUAL O SENTIDO DESSAS EXIGÊNCIAS?

O padrinho e a madrinha são pessoas que devem ter vivência de fé, de forma a poderem cumprir a missão que assumem pelo(a) afilhado(a) no momento do sacramento. Esta é uma responsabilidade que precisa ser assumida com consciência. E ao se batizar uma criança na Igreja Católica, estamos dizendo que desejamos que ela seja igualmente membro desta Igreja, que viva a sua fé, com a qual comungamos. Por isto, não faz sentido que o padrinho ou a madrinha não tenham “vida de Igreja” ou não confessem a mesma fé. Como formar o(a) afilhado(a), dar a ele(a) testemunho de vida cristã, católica, se eu mesmo(a) não tenho formação ou não acredito nas verdades que a fé professa?

ONDE BATIZAR?

Na igreja. Não é permitido batizar em outros locais.
(cf. 13ª AG dos Bispos do Brasil)

EM QUE DIA BATIZAR?

Nesta paróquia, os batizados acontecem
no 2º ou no 4º sábado do mês às 10h30min.

ONDE, QUANDO E COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

Ir à igreja e procurar a secretaria no seguinte horário:
Terças feiras das 14h30min às 17h

PASSO A PASSO

•  Fazer a inscrição para o “Encontro de Pais e Padrinhos”: os encontros acontecem no 2º ou no 4º sábado do mês (das 9h às 11h)
  • Participar do encontro.
  • Fazer a inscrição e marcar o dia do Batismo, apresentando a fotocópia dos seguintes documentos:
    – Certidão de nascimento da criança
    – Comprovante de residência dos pais
    – Identidade dos padrinhos
    – Certidão de casamento religioso dos padrinhos, se casados.
    – Certidão de Crisma de, pelo menos, um dos padrinhos.
    – Autorização do pároco próprio, em caso de transferência (para aqueles que são de outras paróquias).
    – Comprovante de participação no “Encontro de Pais e Padrinhos”.

Coordenador Pastoral:
Vanessa Kather Abifadel