Terço dos Homens

download (3)O Terço dos Homens em nossa paróquia é um modesto movimento que objetiva o resgate do religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para poder melhor desempenhar sua paternidade e a sua vida cristã.

Através da oração em comunidade, o homem desenvolve uma devoção que o leva a reconquistar o seu lugar de pastor e sacerdote, a exemplo de Cristo. Aprendendo a rezar e levando sua família também à oração.

Diante da problemática pessoal, social e comunitária dos dias de hoje, onde o homem, de modo geral, é um ser presente em todas as atividades, mas ausente no seio da Igreja, a nossa paróquia, não diferente das demais, sentiu a necessidade de uma iniciativa de resgate, de trazer o homem a este convívio e participação.

Não só pela oração pessoal, o Terço dos Homens visa contemplar toda a família, pois as esposas que, em grande maioria, está em maior harmonia com o sentido religioso, deve ser o elemento chave impulsionando suavemente o marido e os filhos a também meditarem o Terço e se possível em suas casas e no mesmo horário.

Mas, por que só os Homens?

É bom que os homens possam vivenciar um ambiente sadio entre seus iguais. É importante poder fortalecer seus vínculos pela amizade sincera e pelos interesses comuns; discutir questões cotidianas como trabalho, saúde, família, educação dos filhos, etc., e também as de um sentimento de segurança, de participação e de verdade. Ao encontrar-se mais fortalecido, o homem poderá com mais propriedade e segurança, cumprir sua missão cristã.

O fato de estarmos rezando apenas entre homens nos resgata o sentido de dependência do Pai, que não é só pessoal, mas que percebemos ser uma necessidade de todos os nossos irmãos. Assim, nos fortalecemos em nossa masculinidade, porque resgatamos o sentido de FILHOS, tornamo-nos milagrosamente transparentes do Pai entre nós.

Por isso, a importância de um espaço dentro da Igreja para uma devoção masculina. O Terço dos Homens resgata a vivência social, integrada e vinculada, como resposta ao isolamento, ao egoísmo, ao enfraquecimento dos valores morais, e principalmente por ser uma oração bíblica leva à reconquista do próprio homem e ainda por ser uma oração Mariana, propicia aos homens uma auto-educação que só ELA pode dar.

Hoje a frente desta empreitada, como coordenador, temos o nosso irmão e amigo Jonatas, nosso grupo do Terço dos Homens conta com a participação de aproximadamente 40 pessoas que se encontram toda terça-feira às 20h, para juntos louvarmos a Deus através de nossa Mãe Maria.

Se você tem vontade de participar, mas tem alguns receios aceite o chamado de Nossa Mãe e Rainha e venha na próxima terça-feira, temos certeza que todos os seus medos se dissiparão e você será mais um feliz integrante do Terço dos Homens.

A Paz de Cristo e o amor da Mãe!

Coordenador Pastoral:
Jonatas Duarte