SOBRE A REALIZAÇÃO DO MATRIMÔNIO

SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

Os noivos, sabemos, são os Ministros do Matrimônio; isto porque eles dão um ao outro, o sacramento da unidade, da indissolubilidade, formando uma só carne em Cristo. É sacramento de amor, e, por isso, precisa ser tratado com cuidado, respeito e consciência por todos nós – sobretudo hoje, em que tantos perderam o sentido do sacramento. Precisamos mostrar que não estamos diante de um “ato social”, “tradicional”, mas estamos diante do próprio Deus, vivenciando a fé, agindo em testemunho de fé e comunhão!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DO MATRIMÔNIO EM NOSSA PARÓQUIA

• O processo para o casamento deve ser feito com um prazo mínimo de 5 (cinco) meses, para que haja tempo hábil para a preparação adequada dos noivos e para os procedimentos legais; Na reserva da data, deve ser dado um sinal de R$ 200,00 (duzentos reais), que não será devolvido, em caso de cancelamento, apenas será descontado no valor total da cerimônia.
  • Os horários e datas são sempre dependentes da agenda da paróquia.
  • A taxa do casamento é de R$ 1.200,00 (Hum mil e duzentos reais).
  • A paróquia possui uma pastoral encarregada pelo cerimonial e pela música, (incluso no valor do casamento). Não serão permitidos outros profissionais. Só serão permitidas as músicas determinadas pela paróquia. Qualquer dúvida deve ser esclarecida com a Sra. Bete Reynaldo, do coral paroquial, às terças-feiras, das 19h às 19h45min, ou ainda pelo telefone (21) 9484-1720. A questão do cerimonial deve ser tratada na secretaria (terça a sexta de 13h30min às 16h).
  • A ornamentação deve ser feita por empresas ou pessoas à escolha dos noivos. No entanto, os arranjos devem ser trazidos prontos, pois não dispomos de jarros. Além disso, em nenhuma hipótese é permitido furar, amarrar ou danificar os bancos / paredes da igreja. Também não é permitida a utilização de arranjos iluminados NEM MESMO COM VELAS; jogar ou colocar pétalas e ou arroz no corredor da igreja (somente do lado de fora). Não oferecemos e nem permitimos tapete.
  • A entrada com as flores deve ser feita pelo portão lateral da igreja, na calçada defronte à Praia de Icaraí, em horário a ser combinado previamente.
  • O número máximo de padrinhos permitido é de 5 (cinco) casais. Todos ficarão sentados na primeira fileira dos bancos durante a cerimônia.
  • Não é permitida a permanência de fotógrafos e de profissionais de filmagem no presbitério (área onde fica o altar) durante a cerimônia. Estes apenas poderão se posicionar até o segundo degrau do mesmo.
  • A entrada dos padrinhos e dos noivos será feita pelo cerimonial da igreja, combinando com antecedência na secretaria.
  • Para que tudo transcorra na mais perfeita harmonia, é fundamental que os noivos, pais e padrinhos cheguem no horário marcado, como sinal de consideração e respeito para com os convidados e para com o sacerdote / testemunha qualificada. O atraso é não apenas deselegante, como ainda pode inviabilizar uma cerimônia mais tranquila.

DOCUMENTAÇÃO / PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA DAR ENTRADA E PROSSEGUIMENTO NO PROCESSO

• O horário de atendimento na secretaria é de 3ª a 6ª, das 13h30min às 16h (não podemos atender e nem receber documentação fora deste horário).
  • Marcar o “Encontro de Noivos”. Aqueles que forem casar nesta paróquia, devem participar do encontro aqui promovido. Será necessário apresentar o certificado correspondente no momento de abertura do processo matrimonial.
  • Providenciar o processo na paróquia do noivo ou da noiva (a que for mais próxima).
  • Apresentar a certidão de Batismo dos noivos, atualizada para fins matrimoniais (a validade é de seis meses) e o comprovante do encontro de noivos (pode ser fotocópia).
  • Apresentar fotocópia da carteira de identidade, da certidão de nascimento e de algum comprovante de residência NO NOME DOS NOIVOS.
  • Encaminhar o processo civil, após a entrada no processo religioso, no cartório. Sugerimos o cartório da 2ª Zona Judiciária, na Rua Presidente Backer, 250 – Icaraí.
  • Marcação de entrevista com o padre, que deve ser agendada pela secretária.

Obs.: O processo só será concluído após a apresentação de todos os documentos solicitados.

Evangelho: 5ª-feira da 28ª Semana do Tempo Comum

Santo: São Paulo da Cruz

No mês de São Judas Tadeu e tantos outros santos, você...
Dog