4ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum – 2019 « Paróquia de São Judas Tadeu

4ª-feira da 5ª Semana do Tempo Comum – 2019

PRIMEIRA LEITURA
(Gn 2,4B-9.15-17)

Leitura do Livro do Gênesis.

4bNo dia em que o Senhor fez a terra e o céu, 5ainda não havia nenhum arbusto do campo sobre a terra, e ainda nenhuma erva do campo tinha brotado, porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem existia homem para cultivar o solo. 6Mas uma fonte brotava da terra, e lhe regava toda a superfície.

7Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, a oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

15O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim de Éden, para o cultivar e guardar. 16E o Senhor Deus deu ao homem uma ordem, dizendo: “Podes comer de todas as árvores do jardim, 17mas não comas da árvore do conhecimento do bem e do mal; porque, no dia em que fizeres, sem dúvida morrerás”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

SALMO
(103)

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

— Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.

— Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

EVANGELHO
(Mc 7,14-23)

Resultado de imagem para Mc 7,14-23Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Comentário

São felizes os que se achegam perto de Jesus e escutam sua Palavra, como a multidão que se acercava dele. Escutamos muitas palavras num só dia, mas é importante perguntarmos quais foram as que nos edificaram. Sua Palavra nos purifica, pois ensina-nos o jeito certo de viver, que nos traz paz e liberdade. Diante de Deus não são as coisas que nos tornam impuros, mas os sentimentos do coração e as decisões de nossos pensamentos. Formemos nossa consciência conforme os valores de Cristo, de seu Evangelho.

Oração

ÓDeus todo-poderoso, salvaçãoeterna dos que creem, ouvi compassivo as nossas preces em favor de vossos servos e servas doentes, para que, recuperada a saúde, vos rendam graças na vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: 2ª-feira da 6ª Semana do tempo comum 2019

Santo: SÃO SIMEÃO