De Sacco para Niterói:
Madonna degli Angeli está a caminho do Brasil
Para consolidar a relação entre a cidade de Sacco, no sul da Itália, e o povo de Sacchesi no exterior, foi realizada no último domingo (4) uma procissão e uma missa especial em homenagem à imagem de Nossa Senhora dos Anjos, que inicia ainda nesta semana sua viagem para o município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. No Brasil, a estátua será colocada na Igreja de São Judas Tadeu, no bairro de Icaraí.
As festividades tiveram início com uma procissão na Piazza Nicola Monaco e depois a santa missa e bênção foram celebradas na Paróquia de São Silvestro Papa. A estátua foi criada graças ao empenho da Administração Municipal, da Sacchesi Association of America, da comunidade Sacchese local e de residentes no Brasil. Ela foi produzida em Nápoles, na oficina de arte do mestre Costabile Cantone, um conhecido escultor que cria presépios e imagens sacras também para o Estado do Vaticano.
Para o prefeito de Sacco, Franco Latempa, a criação da estátua “é um sinal da vontade da Administração Municipal de restaurar e consolidar as relações entre a comunidade local de Sacco e os habitantes de Sacchesi residentes no exterior”.
O gesto se deve a grande presença de cidadãos imigrantes de Sacco para a cidade fluminense. Entre imigrantes e seus descendentes, estão radicados mais de 500 sacchesi em Niterói, mais do que a população remanescente de 412 habitantes na cidade italiana localizada na região montanhosa do Cilento.
Outra parte importante dos migrantes de Sacco foram para Nova York, nos Estados Unidos. Lá, fiéis celebram a Madonna degli Angeli por acreditarem que a santa os ajudou a banir a peste na região.
A cerimônia em Niterói para celebrar a estátua de um metro de altura, réplica da original localizada na igreja matriz de Sacco, ocorre no dia 2 de agosto, quando a Nossa Senhora dos Anjos é festejada.
Por Comunità Italiana
A revista Comunità Italiana é a mídia
nascida em março de 1994 como
ligação entre Itália e Brasil.