N Sra dos Anjos_edit
Acervo da Paróquia - PasCom SJT

Entronização da imagem de Nossa Senhora dos Anjos

Entronização da imagem de Nossa Senhora dos Anjos consolida a relação entre a comunidade sacchesi e os niteroienses de origem italiana.

A Paróquia de São Judas Tadeu – Icaraí teve a honra de receber a imagem de Nossa Senhora dos Anjos (Madonna D’Egli Angeli), diretamente de Sacco-Salerno (sul da Itália). A imagem chegou na São Judas no dia 18/07, após uma longa viagem pelo Atlântico. E no próximo dia 19/08 teremos uma série de atividades para marcar a entronização da imagem na paróquia.

A programação começa às 17h, no terraço da igreja, com oração cantada do Terço, Missa Solene, às 18h, seguida de entronização da imagem, na capela do Santíssimo – que foi toda reformada para recebê-la –, e uma noite especial, tipicamente italiana, de queijos e vinhos, a partir das 19h30, no salão do Centro Cultural São Judas Tadeu, localizado na R. Comendador Queirós, com convites previamente vendidos.

O objetivo da iniciativa é consolidar a relação entre a cidade italiana e sua comunidade no exterior. Trata-se de uma forma de homenagear e reverenciar os antepassados dessa comunidade que escolheram a cidade sorriso para reconstruir suas vidas, por meio de muito trabalho. Entre imigrantes e descendentes, estão radicados mais de 500 sacchesi em Niterói, mais do que a população remanescente de 412 habitantes na cidade italiana localizada na região montanhosa do Cilento.

Além das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, essa mobilização teve a efetiva participação da comunidade sacchesi de Nova Iorque, da comunidade de Sacco-Salerno e do pároco da São Judas Tadeu, Pe. Carmine Pascale, que desde o início abraçou essa explícita manifestação de fé.

A imagem de Nossa Senhora dos Anjos foi produzida em Nápoles, na oficina de arte do mestre Costabile Cantone, um conhecido escultor que cria presépios e imagens sacras também para o Vaticano.

Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!

Por PASCOM SJT
Com texto de Crislayne Andrade