Ao pecado grave se dá o nome de pecado mortal, porque ao privar a alma da graça, priva-a da vida sobrenatural, sendo assim uma antecipação da morte eterna. Por isso Deus nos ensina: “A pessoa que peca é a que morrerá” (Ez 18,20). “O pecado que leva à morte” (Rm 6,16).
Assim como se deve fugir de uma cobra venenosa porque se nos morde nos mata, assim deve-se fugir do pecado: “Foge do pecado como da serpente” (Eclo 21,2).
Quando um cristão peca mortalmente, só pode ser perdoado caso se confesse ante o sacerdote. “Verdade é que existe o ato perfeito de contrição que justifica, mas ainda assim este deve conter o desejo de confissão” (São Pedro Julião Eymard). Deve confessar-se dizendo o número de pecados cometidos, contra quais mandamentos e as circunstâncias que agravam ainda mais o pecado mortal, até o ponto de fazê-lo mudar de espécie. A modo de exemplo, são pecados mortais os seguintes atos cometidos com plena advertência e deliberada vontade;
Alguns exemplos de matéria grave
* Não crer algo ensinado por Deus e a Igreja, ou cultuar outros deuses (contra o 1º mandamento)
* Blasfemar o Santo nome de Deus, da Virgem e dos Santos; (contra o 2º mandamento)
* Faltar à Missa dos Domingos e Festa de guarda, sem grave motivo; (contra o 3º mandamento)
* Matar , suicidar-se, abortar: “crime abominável” (Concílio Vaticano II);
* Consentir em maus pensamentos, desejos, olhares, conversas, ações contra a pureza, contra a fidelidade, contra a transmissão da vida;
* Roubar uma quantia importante;
* Caluniar ou difamar a uma pessoa em algo grave, etc.
2. O Pecado Venial
Existe outro tipo de pecado. É o pecado venial ou leve. Este pecado não priva a alma da graça de Deus nem a condena ao Inferno, mas impede a perfeição e a caminhada da alma para Deus, levando-a ao vício, à escravidão do pecado, ao relaxamento da consciência, ao arrefecimento do amor por Deus e a conseqüente piora dos tipos de pecados.
Pecado venial é pensar, desejar, dizer, fazer ou omitir algo contra a lei de Deus em matéria leve.
É um tipo de pecado essencialmente distinto do pecado mortal. Este tem como castigo o Inferno eterno; aquele não impede de entrar no Céu, mas sim tem como pena o Purgatório por algum tempo, caso não tenha dado tempo deste pecado conduzir ao seu conseqüente pecado mortal, ao qual ele é porta.
O pecado mortal só se perdoa com a confissão (ou com um ato de contrição perfeita que implica o propósito de confessar-se o quanto antes); o venial, em contra partida, através do arrependimento sincero acrescido de muitas maneiras piedosas: mediante uma boa obra, uma oração, uma esmola, água benta, o sinal da cruz, e também mediante a confissão.
Mas ainda que o pecado venial não parecça algo tão grave, não se pode deixar de lutar também contra ele, pois consenti-lo é levar vida medíocre de cristão, e conseqüentemente deixar de caminhar para a santidade. Devemos sim é seguir o conselho de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Não nos deve, porém, desanimar o fato de cairmos muitas vezes em pecado leve, já que “o justo cai sete vezes”, mas “se levanta” (Pr 24,16). E deve-se lutar contra ele não só porque cada vez devemos amar mais a Deus, senão também porque os pecados veniais podem nos ir levando insensivelmente a cometer pecados mais graves, pois “o que menospreza o pouco aos poucos cairá na miséria” (Eclo 19,1), e “moscas mortas fazem com que o perfumista rejeite o óleo, um pouco de insensatez conta mais que a sabedoria e glória” (Ecl 10,1).
A tentação, ainda que nos incita ao pecado, não é no entanto pecado; Jesus foi tentado e no entanto “nele não há pecado” (1Jo 3,5). Quando uma tentação se converte em pecado? Quando não se rejeita a tentação, por exemplo um mau pensamento, e ainda, sabendo que é mau se entretêm nele; então comete pecado mortal ou venial, segundo a gravidade do mesmo. Quando se rejeita a tentação, não somente não cai em pecado, senão que faz um ato de virtude, já que “podia pecar e não pecou, fazer o mal e não o fez” (Eclo 31,10).
O que são Pecados capitais?
Alguns pecados se chamam capitais porque são a origem de outros pecados e de vícios. São a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula, a preguiça (Cat.I.C., 1866). Eles poderão ser veniais ou mortais de acordo com a matéria em que incidem.
Pecados contra o Espírito Santo