Imprensa repercute morte de dom Paulo Evaristo Arns

Faleceu ontem, aos 95 anos

A notícia da morte de dom Paulo Evaristo Arns, ontem, quarta-feira, 14, repercutiu em toda a imprensa brasileira. O cardeal estava internado para tratar de problemas pulmonares decorrentes da idade e morreu no final da manhã.

O El País classifica dom Paulo como “o cardeal da esperança” e o “maior líder da Igreja Católica brasileira”. O jornal lembra que, dom Arns enfrentou militares no período da ditadura no Brasil e defendeu a periferia.

A “Folha de São Paulo” destaca o cardeal como “ícone progressista da Igreja no Brasil”.

“Símbolo da luta contra a ditadura, o arcebispo emérito de São Paulo dedicou sua vida à justiça social”, publica a revista “Carta Capital”.

O jornal “Estado de São Paulo” diz que dom Paulo Evaristo Arns foi “o homem que a ditadura não silenciou”. “Último dos grandes líderes da Igreja Católica dos anos 1970, o cardeal dedicou a vida aos pobres e à defesa dos direitos humanos”, destaca o diário.

A manchete do jornal “O Globo” diz: “Dom Paulo Evaristo Arns: o ‘arcebispo da esperança’ se despede”. E completa: “Influente e ousado, líder católico escreveu sua história de coragem na luta contra a ditadura militar”.

O Sport Club Corinthians Paulista tuitou em homenagem ao bispo emérito de São Paulo: “Dom Paulo Evaristo Arns, um grande corinthiano. Você estará eternamente dentro dos nossos corações”, e lembrou que, para demonstrar seu amor pelo clube, dom Arns escreveu um livro com o título “Corintiano, graças a Deus!”

Por Canção Nova