Sem a cruz o poder de Jesus não seria amor, diz Dom Ricci

Sermão das Sete Palavras

Dom Luiz Ricci, Bispo Auxiliar de Niterói, iniciou, às 18h, na Paróquia São judas Tadeu, o Sermão das Sete Palavras de Cristo.  Em uma breve reflexão, destacou o amor, lembrando as últimas palavras de Jesus no Calvário:

Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem! – “Na cruz Jesus oferece o perdão a todos nós. Por meio da sua morte e sangue derramado somos perdoados, redimidos. Aprendamos a fazer o mesmo: perdoar quando nós somos ofendidos e buscar o perdão de Deus que é fonte de paz. Sem o perdão de Deus não somos capazes de construir a paz. Seja esta a nossa oração quando nos sentirmos ofendidos”.

Hoje estarás comigo no Paraíso! – “O bom ladrão se converte, olhando para a cruz de Jesus alcança a conversão. Nós também queremos estar com Jesus no paraíso, na hora da nossa cruz. É preciso estar com Cristo, olhar para Cristo crucificado. Muitos se revoltam quando estão na cruz e não aproveitam para crescer e amadurecer com o sofrimento. Confiando n’Ele, carregando a nossa cruz, alcançaremos a vitória”.

Mulher, eis aí o teu filho (…) Eis aí a tua Mãe – “Aos pés da cruz está Nossa Senhora. Ela é discípula fiel do Senhor, na hora da cruz ali estava, firme, perseverante; triste, mas com o coração cheio de fé. Já o discípulo amado é cada um de nós, que precisamos estar com Maria. Ele nos deu a Sua Mãe como nossa Mãe; Mãe misericordiosa que está conosco nas horas mais difíceis. Que ela guarde especialmente as pessoas que mais sofrem, que abraçam a cruz”.

Tenho Sede! – “Jesus expressa a sede de todos nós, a sede da humanidade pelo dom de Deus, sede de justiça, vida e paz. É a sede de tantos irmãos, pessoas com sede da palavra de Deus, que precisam de alguém que lhes dê essa água, a água viva, que é Jesus Cristo. Cada um de nós, que é batizado, tem a missão de levar essa água viva a todos os que estão sedentos. Precisamos também saciar a nossa sede na Eucaristia, nos sacramentos, nos momentos de oração”.

Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes? – “Jamais somos abandonados por Deus. Jesus está unido a todos os que sofrem. Ele expressa o grito de tanta gente sofrida, que se sente abandonada. Este é um grito de solidão, na hora da angústia. Há muita gente nos dias de hoje, que vive o abandono, porque faltam amor, caridade, solidariedade neste mundo. Somos cristãos, seguidores de Cristo, e precisamos olhar pra quem está gritando assim”.

Tudo está consumado!  – “Jesus consumou a Sua missão, realizou de maneira plena a Sua obra, sendo fiel até o fim. Não podemos ser fiéis de vez em quando, mas sempre, até o fim – ser fiéis à Igreja, no calvário. Na cruz se prova a nossa fidelidade, se estamos ou não unidos a Deus”.

Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito! – “Pai, entrego meu sofrimento, minha vida, minha cruz. Se não houver esta entrega, não conseguiremos ter a serenidade, a paz, a força necessárias nas horas difíceis. Essa é a grande resposta de Cristo. Deveria ser também a nossa oração”.

Dom Luiz Ricci, destacou, ao final do Sermão: “Amados irmãos e irmãs, quando a noite da dor chega até nós, é duro caminhar às escuras e na solidão, mas Jesus crucificado e ressuscitado tornou-se para nós uma coluna de luz. Com Ele a nossa frente, podemos caminhar a noite inteira, e nada nos faltará, porque temos a Ele, nada mais nos faltará.  Então, queremos encerrar esse momento, agradecendo a Jesus a oportunidade de estarmos aqui, meditando as sete palavras de Cristo, na cruz. E tudo isso que ouvimos, que estamos vivenciando, possa trazer bons frutos para nossa a nossa vida. Eu encerro, com uma frase que é muito significativa, que diz assim: sem a cruz, o poder de Jesus não seria amor! sem a cruz, o poder de Jesus não seria amor.  Seria um poder qualquer, mas sem a ressurreição, o amor não seria poder. A ressurreição confirma que o amor tem poder. Nós vamos fazer a nossa caminhada, a nossa procissão com o Senhor morto, nessa perspectiva da Ressurreição. Aquele que foi sepultado vive, e que possamos nós apostar no amor, acreditar no amor, diante de tantas situações que tentam nos levar à falta de esperança, a não acreditar no amor, na justiça e na paz que possamos, à luz da Ressurreição, acreditar que de fato o amor tem poder. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Texto e foto: João Dias

Por: arquinit.org

VOCÊ JÁ É INSCRITO, ENTÃO INDIQUE A UM AMIGO.

Olá amigos e devotos de São Judas Tadeu, a Paz de Cristo!

Agradecemos de todo o coração a sua inscrição, pois já atingimos o número mínimo de inscritos exigido pela plataforma, também já atingimos a quantidade mínima de visualizações por ano, mas é importante mantermos o crescimento. Você que já é inscrito, convide um amigo, compartilhe nossos vídeos em suas mídias sociais.

Clique aqui, para se inscrever na webTV São Judas Tadeu.

Ajude a promover os valores cristãos na sociedade. hoje em dia é muito difícil manter uma plataforma de difusão de valores cristãos. contamos com sua ajuda.

Ah, não se esqueça de marcar o sininho e sempre deixar o seu like, pois assim você ajuda o canal e sempre será notificado das novidades.

Deus te abençoe!